Bruno Henrique em treino do FlamengoGilvan de Souza / Flamengo

Rio - O Flamengo entrou na noite desta terça-feira (9) com recurso no STJD e pediu efeito suspensivo para Bruno Henrique. A ideia é ter o jogador disponível para os jogos enquanto não acontece o novo julgamento em segunda instância, no Pleno do tribunal, segundo o "ge".
Bruno Henrique foi suspenso por 12 jogos por forçar um cartão amarelo para beneficiar apostadores em 2023, em um jogo contra o Santos, no Mané Garrincha, pelo Brasileirão. O atacante, de 34 anos, também recebeu uma multa de R$ 60 mil.
No julgamento em segunda instância no Pleno, o Flamengo deve adotar a mesma estratégia do primeiro julgamento. O Rubro-Negro alegou que não se sentiu prejudicado com o cartão amarelo e ressaltou que o mesmo já fazia parte de uma estratégia, já que ele estava pendurado.
Assim, os auditores o absolveram em relação ao artigo 243, que trata de "atuar deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende". A punição prevista, assim, é de até 720 dias de suspensão. Porém, a visão dos demais que participaram do julgamento foi diferente em relação ao artigo 243-A.
O artigo 243-A trata de "atuar de forma contrária à ética desportiva com o objetivo de influenciar o resultado de uma partida". Um dos relatores afirmou que "houve violação à ética desportiva". O Flamengo, no entanto, reiterou que o jogador não tomou uma atitude antiética e foi tudo dentro das regras de jogo.
A pena de Bruno Henrique é válida apenas para jogos nacionais. Como o Flamengo já está eliminado da Copa do Brasil, o jogador terá que cumprir suspensão no Brasileirão. Um dos relatores defendeu que a pena deve valer também para torneios internacionais, o que incluiria a Libertadores.
Para a pena se estender em jogos internacionais, o STJD teria que acionar a CBF. Em meio a isso, Bruno Henrique segue treinando normalmente. Em caso de efeito suspensivo, o jogador pode ficar à disposição para o jogo contra o Juventude, no domingo (14), às 16h (de Brasília) no Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do Brasileirão.