Filipe Luís em treino do FlamengoAdriano Fontes/Flamengo

Rio - Líder do Brasileirão, o Flamengo terá que administrar energia para seguir na ponta da tabela e também brigar pelo tetracampeonato da Libertadores. Após um longo período de descanso, o Rubro-Negro volta a campo no próximo domingo (14), às 16h (de Brasília), contra o Juventude, em Caxias do Sul, e pode ter modificações, segundo informações do "ge".
O técnico Filipe Luís terá alguns problemas para resolver. O lateral-direito Varela, por exemplo, retornou das Eliminatórias com uma pubalgia e está no departamento médico, assim como o volante Jorginho, com dores no músculo posterior da coxa esquerda. O Flamengo ainda tem mais um treino, mas é pouco provável que a dupla fique à disposição.
Além disso, outros quatro jogadores convocados serão reavaliados, já que não estão 100% fisicamente, mas devem ficar à disposição: Viña, Arrascaeta, Carrascal e Samuel Lino. O quarteto está nos planos do técnico Filipe Luís, mas deve ter a minutagem limitada por causa do desgaste físico das Eliminatórias, visando o jogo pela Libertadores, no dia 18.
A certeza é que o zagueiro Léo Ortiz não joga. O zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo e vai ter que cumprir suspensão. A tendência é que Danilo seja o substituto e faça dupla com Léo Pereira. Outro possível desfalque é o atacante Gonzalo Plata, que se reapresentou nesta sexta-feira (12) e não foi a campo. Assim, ele deve ser poupado visando o jogo contra o Estudiantes, da Argentina, pela Libertadores.
O Flamengo deve ir a campo contra o Juventude escalado com: Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De la Cruz, Saúl e Arrascaeta; Luiz Araújo, Samuel Lino (Cebolinha) e Pedro.
O elenco do Flamengo ainda realiza mais um treino, neste sábado (13), pela manhã, no Ninho do Urubu, antes de embarcar para Caxias do Sul. A atividade definirá a situação de cada jogador.