Jogadores do Flamengo reunidos no gramado antes do tropeço no FortalezaGilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo teve a chance de assumir a liderança do Brasileirão, mas a derrota por 1 a 0 para o Fortaleza frustrou os planos e pode pesar no fim do campeonato. Afinal, o tropeço diante de um adversário na zona de rebaixamento é mais uma partida em que o Rubro-Negro perde pontos para times da parte de baixo da tabela.
são 12 pontos desperdiçados para times que estão entre o 11º o 20º lugares, ao se considerar a tabela antes do início da 30ª rodada. Além da derrota para o Fortaleza, o time de Filipe Luís também não pontuou fora de casa contra Santos, e empatou com Ceará e Internacional, além do Grêmio no Maracanã.
"É uma derrota muito dolorosa. Não podemos abandonar agora. São mais nove finais. Cada jogo é muito importante. Viemos aqui sabendo que seria um jogo muito difícil. Infelizmente, não entendemos bem o primeiro tempo. Eles fizeram gol, e depois fomos em busca do resultado,mas não conseguimos", avaliou Arrascaeta.
Esses pontos deixados para trás contribuem para o pouco efeito na tabela causado pelas duas vitórias sobre o Palmeiras. Isso porque o líder do Brasileirão só tropeçou duas vezes (e perdeu quatro pontos) contra os adversários da segunda página da tabela.
"A gente sempre tenta dar o nosso melhor. Às vezes as coisas correm bem, às vezes não, e o rival também joga", avaliou Arrascaeta.
A nove rodadas do fim da competição, o Flamengo ainda terá cinco jogos contra esse tipo de adversário: contra Santos, o lanterna Sport (duas vezes), Atlético-MG e Ceará. E ainda é possível incluir o Red Bull Bragantino, que começou a rodada em 10º lugar, mas já caiu para a segunda parte da tabela.