Rio - Filipe Luís foi indicado nesta semana ao prêmio de melhor técnico do mundo em 2025 pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol). Esta é a primeira vez que o treinador rubro-negro aparece entre os concorrentes. A última vez em que um técnico do Flamengo havia sido indicado foi em 2022, com Dorival Júnior.
Além dele, figuram na lista o brasileiro Tiago Nunes, atualmente na LDU (EQU), e seu futuro adversário na final da Libertadores, Abel Ferreira, do Palmeiras.
Outros treinadores de clubes cariocas já foram indicados ao prêmio. O mais recente foi Artur Jorge, que comandou o Botafogo em 2024. Fernando Diniz, então técnico do Fluminense, também esteve entre os concorrentes em 2023 e conquistou a quinta colocação.
A lista também conta com grandes treinadores do futebol mundial, como Enzo Maresca, do Chelsea, Luis Enrique, do PSG, Hansi Flick, do Barcelona, entre outros. A IFFHS organiza votações para escolher os melhores do mundo em diversas categorias desde 1987, e o júri é composto por jornalistas esportivos e especialistas em futebol de 120 países. O resultado será divulgado depois do dia 10 de dezembro.
Filipe Luís assumiu o Flamengo há pouco mais de um ano e já conquistou alguns títulos: a Copa do Brasil (2024), o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil (2025). Atualmente, o treinador está na briga direta pelos troféus da Libertadores e do Brasileirão. No comando do clube, ele soma 77 jogos, com 50 vitórias e 18 empates.
Confira os indicados a premiação:
. Antonio Conte - Napoli
. Diego Simeone (argentino) - Atlético de Madrid
. Enzo Maresca (italiano) - Chelsea
. Hansi Flick (alemão) - Barcelona
. Luis Enrique (espanhol) - PSG
. Mikel Arteta (espanhol) - Arsenal
. Simone Inzaghi (italiano) - Inter de Milão e Al Hilal
. Unai Emery (espanhol) - Aston Villa
. Vincent Kompany (belga) - Bayern de Munique
. Xabi Alonso (espanhol) - Bayer Leverkusen e Real Madrid
. Abel Ferreira (português) - Palmeiras
. Filipe Luís (brasileiro) - Flamengo
. Gustavo Costas (argentino) - Racing
. Tiago Nunes (brasileiro) - Universidad Católica e LDU
. Vicente Sánchez (uruguaio) - Cruz Azul
. Jesper Sorensen (dinamarquês) - Vancouver Whitecaps
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.