Tiago Nunes é o técnico do Sporting CristalFoto: Divulgação/Twitter @ClubSCristal

O técnico Tiago Nunes não poupou elogios ao falar do Fluminense, primeiro adversário do Sporting Cristal na fase de grupos da Libertadores. O treinador colocou o Tricolor como um dos principais clubes do Brasil no momento e destacou que o time tem atuado com um futebol qualificado e eficiente. Além disso, ele acredita que o time carioca encontrou sua melhor formação em relação aos últimos anos.  
"O Fluminense, que é, junto com o Palmeiras, em minha opinião, os dois principais clubes do Brasil no momento. O Fluminense vem jogando um futebol tão qualificado e tão eficiente, foi campeão da Taça Guanabara. Agora briga pelo título do Campeonato Carioca. Vem muito entrosado, vem reforçado. Creio que, nos últimos quatro, cinco anos, encontraram sua melhor formação", disse o técnico do Sporting Cristal.
Tiago Nunes também falou sobre os demais adversários que a equipe peruana terá pela frente nesta etapa da competição. O River Plate, da Argentina, e o The Strongest, da Bolívia, fecham o Grupo D da Libertadores 2023.  
"Nosso primeiro desafio é conseguir competir bem, é conseguir estar num nível aceitável para conseguir competir contra equipes muito fortes, como é o River Plate, que atualmente é o melhor time argentino, time que dispensa apresentações. O The Strongest é sempre páreo duro, porque joga na altitude de La Paz, mais de 3.5000 metros. Então, é um fator local que dificilmente consegue se tirar pontos", analisou Tiago Nunes.
Em tempo: a estreia do Sporting Cristal na competição acontece nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Fluminense no Estádio Nacional de Lima. A partida é válida pela primeira rodada do Grupo D. 
Tiago Nunes durante treino do Sporting Cristal - Foto: Divulgação/Twitter @ClubSCristal
Tiago Nunes durante treino do Sporting CristalFoto: Divulgação/Twitter @ClubSCristal
Veja mais declarações de Tiago Nunes:

COMO O SPORTING CRISTAL CHEGOU ATÉ AQUI

"O Sporting Cristal chegou até a fase de grupos através da pré-Libertadores, onde enfrentamos uma equipe paraguaia, o Nacional, e também uma equipe argentina, o Huracán. Dois confrontos muito duros, especialmente se tratando de uma equipe peruana. Historicamente não tem essa característica de conseguir chegar através da fase preliminar até a fase de grupos. Foi algo de certa forma inédito o que aconteceu aqui conosco. Dois jogos muito difíceis, que passamos no detalhe, o que nos credenciou a estar presente nesta fase tão importante, onde efetivamente começa a Copa Libertadores".

PÉS NO CHÃO

"As conquistas iniciais da fase preliminar nos ajudaram a ganhar confiança, mas sabemos que, agora, a característica da competição é outra. E mesmo estando bem momentaneamente na competição nacional – somos a única equipe invicta, um dos líderes – sabemos que o nível competitivo é diferente. Então, hoje, sem dúvida alguma, o Sporting Cristal é uma equipe que vai brigar por fora dessa disputa. E com todo respeito, força e confiança que temos na nossa capacidade, tentar surpreender essas equipes que são favoritas no nosso grupo".

ANÁLISE DO DESAFIO E MOMENTO DA EQUIPE

"Diria que o Sporting Cristal tem uma missão muito dura, muito difícil. Mas estamos aqui para mudar um pouco desse contexto. A gente veio aqui para reenergizar um pouco da instituição, do clube, renovar alguns jovens, colocando alguns jovens para jogar. Estamos em um momento de transição. Jogadores experientes saíram, outros chegaram. Estamos num processo de amadurecimento como time".

O FUTEBOL PERUANO

"Eu não posso deixar de contextualizar o que é o futebol peruano nos últimos 20 anos, praticamente, que tem sofrido bastante nessa fase inicial da Copa Libertadores. Praticamente há 20 anos ou há mais de 20 anos que o Sporting Cristal não consegue passar para uma oitavas de final. Raramente uma equipe peruana tem conseguido isso, passar da primeira fase".