Germán CanoMAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Rio - No século XX, os tricolores se acostumaram a ver e exaltar jogadores que eram decisivos em finais contra o Flamengo. Flávio, Manfrini, Renato Gaúcho foram considerados grandes algozes dos rubro-negros. Porém, ninguém encarnou mais a alcunha de "carrasco" que Assis. Decisivo com cinco gols nas finais de 2022 e 2023, o atacante Germán Cano se consolidou de vez nesta lista e se tornou o primeiro a fazer parte dela no século XXI.
No ano passado, apenas Germán Cano balançou as redes pelo Fluminense nas finais. No jogo de ida, o Tricolor venceu por 2 a 0, dois gols do argentino. Na finalíssima, o empate por 1 a 1 deu o título ao Tricolor. E o argentino novamente apareceu para conferir.
Neste ano, o bicampeonato foi garantido após uma goleada por 4 a 1 que reverteu a vantagem no primeiro jogo do Flamengo, que venceu por 2 a 0. Germán Cano fez dois gols e comandou a vitória da equipe de Fernando Diniz sobre o maior. Antes, o argentino já havia marcado uma vez na partida que valeu a conquista da Taça Guanabara contra o próprio rival.
Considerado o grande carrasco tricolor do confronto, Assis foi decisivo nas finais de 1983 e 1984, quando o Fluminense havia conquistado seu último bicampeonato carioca. O jogador fez os gols únicos das partidas decisivas contra o Flamengo naqueles anos. O feito do ídolo fez com que os tricolores entoassem por anos um cântico no Maracanã em provocação aos rivais: 'Recordar é viver, Assis acabou com vocês".