Fluminense e VascoMAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Rio - Após golear o River Plate, da Argentina, por 5 a 1, na última terça-feira (2), o Fluminense chega para o clássico com o Vasco, neste sábado (6), às 21h (de Brasília), no Maracanã, com a moral alta. Com a vitória pela Libertadores, o Tricolor chegou a nove vitórias consecutivas como mandante e alcançou a sua maior sequência neste século. 
O Fluminense não perde como mandante desde o dia 29 de janeiro, quando foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0, no Maracanã, pela quinta rodada da Taça Guanabara. Na ocasião, o Tricolor ainda teve a chance de abrir o placar, mas o lateral Calegari - hoje emprestado para o futebol dos Estados Unidos - perdeu a cobrança. Em seguida, o Glorioso definiu o jogo. 
Desde a derrota para o Botafogo, o Fluminense jogou nove partidas com mando de campo e venceu todas. Na sequência, marcou 30 gols (média de 3,3 por jogo) e sofreu apenas dois - do Flamengo e River Plate, que terminaram goleados. Outros resultados expressivos foram o 7 a 0 no Volta Redonda e a vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, com gol antológico de Germán Cano. 
Sequência de vitórias do Fluminense:
Fluminense 3 x 0 Audax - 7ª rodada da Taça Guanabara
Fluminense 2 x 0 Vasco - 8ª rodada da Taça Guanabara
Fluminense 3 x 0 Portuguesa - 9ª rodada da Taça Guanabara
Fluminense 7 x 0 Volta Redonda - Jogo de volta da semifinal do Carioca
Fluminense 4 x 1 Flamengo - Jogo de volta da final do Carioca
Fluminense 3 x 0 Paysandu - Jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil
Fluminense 1 x 0 The Strongest - 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores
Fluminense 2 x 0 Athletico - 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Fluminense 5 x 1 River Plate - 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores
No mês de abril, o Fluminense venceu sete de nove jogos possíveis. O Time de Guerreiros começou maio com uma goleada por 5 a 1 sobre o River Plate. O Tricolor é o único time com 100% de aproveitamento na Libertadores. Já no Brasileirão, liderou nas duas primeiras rodadas, mas a goleada sofrida para o Fortaleza resultou na queda para o quinto lugar. A liderança, no entanto, ainda está na mira.
Invencibilidade contra o Vasco
O Fluminense também defende uma longa invencibilidade contra o Vasco. Nos últimos sete jogos, foram quatro vitórias, três empates, dez gols marcados e três sofridos. No Carioca deste ano, o Cruz-Maltino chegou a incomodar, mas o Tricolor venceu por 2 a 0, com dois gols de Germán Cano, sendo um deles do meio de campo para definir a partida nos minutos finais.