Fluminense se classificou para a final da LibertadoresMarcelo Goncalves / Fluminense

Porto Alegre - Em um jogo emocionante e que fez valer o apelido "Time de Guerreiros", o Fluminense venceu o Internacional de virada por 2 a 1 no Beira-Rio, na noite desta quarta-feira, 4, e garantiu vaga na final da Libertadores. Gabriel Mercado abriu o placar para o Colorado, mas John Kennedy e Cano marcaram no fim para colocar o Flu na decisão da competição continental depois de 15 anos.   
Os comandados de Fernando Diniz enfrentarão o vencedor do confronto entre Palmeiras e Boca Juniors. Na partida de ida, as duas equipes não saíram do zero. O jogo da volta acontecerá nesta quinta-feira, às 21h30, no Allianz Parque. Já a grande final acontecerá no dia 4 de novembro (um sábado), no Maracanã.

O JOGO

A atuação do Fluminense na etapa inicial foi abaixo do esperado. O Internacional adiantou as linhas de marcação, e o Tricolor teve muita dificuldade para sair durante os dez primeiros minutos de partida. Nesse cenário de pressão, o Colorado abriu o placar. Após uma cobrança de escanteio aos dez minutos, Fábio escorreu ao sair do gol, e a bola caiu na cabeça de Gabriel Mercado, que a mandou para o fundo das redes.
Em desvantagem no marcador, o Flu naturalmente se soltou e começou a ter mais a bola. No entanto, isso não significou uma melhora. O time deixava espaços e ainda cometia erros bobos, o que devolvia a posse para o Inter. O Colorado, então, continuou mais perigoso dentro de campo.
Mais próximo do fim do primeiro tempo, o Fluminense conseguiu ter o controle da bola e parou de sofrer. Por outro lado, teve muita dificuldade para furar a zaga colorada.
No segundo tempo, Diniz promoveu a entrada de John Kennedy no lugar de Felipe Melo para tornar o time ofensivo. Martinelli também entrou na vaga de Alexsander. Dessa forma, o Fluminense cresceu na partida e era o melhor em campo.
Apesar disso, as melhores chances eram do Inter. Enner Valencia, por exemplo, teve três chances cara a cara com Fábio, mas desperdiçou todas. Aí, entrou a máxima "quem não faz, leva".
Numa transição rápida aos 37 minutos, Cano descolou ótima enfiada de bola para John Kennedy, que finalizou com categoria na saída de Rochet. Renê ainda tentou fazer o corte em cima da linha, mas não conseguiu.
Aos 42 minutos, o Fluminense construiu a virada. Em jogada pelo lado direito, Yony cruzou para John Kennedy, que ajeitou para Germán Cano. O camisa 14 não perdoou e finalizou forte para colocar o Flu na Libertadores depois de 15 anos. 

AGENDA DO FLUMINENSE

Agora, o Tricolor vira a chave para o Brasileirão. O time de Fernando Diniz voltará a campo no próximo domingo, às 16h, para enfrentar o Botafogo no Maracanã. O Clássico Vovô é válido pela 26ª rodada do campeonato.  

FICHA TÉCNICA

Internacional x Fluminense
Data e Hora: 04/10/2023, às 21h30
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)

Cartões amarelos: Bruno Henrique (INT) / Martinelli (FLU)
Cartões vermelhos:
Gols: Gabriel Mercado (1-0) (10'/1ºT) / John Kennedy (1-1) (37'/2ºT) / Germán Cano (1-2) (42'/2ºT)
INTERNACIONAL (Técnico: Eduardo Coudet)
Rochet; Hugo Mallo, Vitão, Mercado e Renê; Johnny (Luca, 45'/2ºT), Aránguiz (Bruno Henrique, 29'/2ºT), Maurício (De Pena, 29'/2ºT) e Allan Patrick; Wanderson (Luiz Adriano, 45'/2ºT) e Enner Valencia.
FLUMINENSE (Técnico: Fernando Diniz)
Fábio; Guga (Yony González, 35'/2ºT), Nino, Felipe Melo (John Kennedy, Intervalo) e Marcelo; André, Alexsander (Martinelli, Intervalo) e Paulo Henrique Ganso (Lima, 20'/2ºT); Arias, Keno (Marlon, 40'/2ºT) e Cano.