Paulo Cesar Zanovelli distribuiu cartões amarelos no duelo do Fluminense com o CorinthiansMarcelo Goncalves

Rio - A CBF divulgou, na manhã desta sexta-feira (20), os áudios do VAR de dois lances polêmicos do empate do Fluminense com o Corinthians, em 3 a 3, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro: o pênalti marcado para a equipe paulista, aos 28 minutos do primeiro tempo, e o pênalti não marcado em Samuel Xavier, no fim da primeira etapa.
Para o árbitro Paulo Cesar Zanovelli, o zagueiro Marlon, do Fluminense, empurra o atacante Ruan, do Corinthians, e comete uma falta dentro área. Os tricolores reclamaram bastante da marcação do pênalti. O lance foi analisado pelo VAR por mais de dois minutos, que concordou com a decisão do juiz dentro de campo, uma vez que a imagem, de acordo com Rafael Traci, responsável pelo manuseio do equipamento, não estava clara.
"Está dentro da área. Esse contato do braço, ele está bem posicionado e mais perto que a gente, porque a imagem pra gente está borrada. Pra mim tem um movimento de braço e ele interpreta penal. O pênalti está confirmado", afirmou Rafael Traci no áudio do VAR.
No segundo lance, aos 45 minutos da primeira etapa, Samuel Xavier finaliza para fora e, Fábio Santos, pisa no pé do lateral-direito do Fluminense. Em campo, Paulo Cesar Zanovelli não marca o pênalti. O VAR, mais uma vez, analisou o contato e concordou com a decisão do árbitro.
De acordo com Rafael Traci, houve o choque dentro da área, mas como Samuel Xavier já tinha finalizado, o pênalti não deveria ser assinalado."Depois do chute, ele sofre um pisão. Tem um pisão, mas ele já tinha chutado, é da passada do jogador", declarou o árbitro responsável pelo VAR. "E essa bola já tinha passado também, concordo que não penal", corroborou Helton Nunes, assistente de Rafael Traci.
Com o empate, a equipe comandada por Fernando Diniz terminou a rodada 27 na nona posição, com 42 pontos, dois de desvantagem para o Athletico-PR, primeiro time dentro do G-6. O Corinthians, por outro lado, ocupa a 13º colocação, com 32.