André ficou no Fluminense pelo sonho de ganhar a LibertadoresMarcelo Gonçalves / Fluminense

Rio - Um dos pilares do Fluminense nas duas últimas temporadas, o volante André foi alvo de propostas do futebol europeu na janela de transferências do segundo semestre de 2023, mas, em alinhamento com a diretoria tricolor, optou por ficar no clube para realizar o sonho de conquistar a Libertadores. O clube das Laranjeiras decide a "Glória Eterna" neste sábado (4), contra o Boca Juniors, no Maracanã.
A opção por continuar o trabalho no Brasil com o jogador chama atenção por ser um "tiro certo" do Fluminense, que não vê outra peça no elenco a nível de substituir o camisa 7. Em entrevista à Conmebol às vésperas da final contra os argentinos, André destacou que a escolha por permanecer deu resultado.
"Agora que estou na final, estou mais aliviado. Fiz a escolha certa de ficar no Fluminense. Se tivesse que voltar no tempo sem saber que estaria na final, faria a mesma escolha. Agora é poder desfrutar desse momento. Saber que temos muita chance de conquistar esse título. Momento especial", disse.
Em um primeiro momento, o meio-campista tinha o valor definido como proposta "irrecusável" na casa dos 25 milhões de euros (R$ 131 milhões em julho). A principal oferta foi do Liverpool, da Inglaterra, com 30 milhões (R$ 162 milhões na época), que ligou o alerta: vender pelo alto valor, garantir as finanças e reposicionar o clube na Europa, ou segurar um dos melhores jogadores da posição no país? 
André não mostrou somente um sentimento de gratidão pelo que foi feito na projeção com a grande joia, de 22 anos. Com a chance de consagrar uma bela campanha sob o comando de Fernando Diniz, para o jogador, a escolha de outrora reflete no que pode ser o auge do Fluminense. Uma coisa levando à outra.
"Agora é focar somente na final, somente no Fluminense. Somente pela possibilidade de fazer história aqui. Como pessoa, me sinto muito melhor. Sabendo que quando fazemos as coisas certas, sempre acontece coisas boas na frente. Foi um gesto de muito carinho, muita fidelidade com as pessoas que estavam envolvidas. Estou muito confiante para essa decisão", destacou André.
O Fluminense volta à uma final de Libertadores, também no Rio de Janeiro, após 15 anos. A campanha de 2008, que terminou frustrando os torcedores com a derrota nos pênaltis para a LDU (EQU), está engasgada. O Maracanã recebe novamente o Tricolor para quebrar a escrita diante de um adversário tradicional e com seis títulos da principal competição do continente.