Cano e Martinelli vibram após o primeiro gol do Fluminense sobre o Santos, marcado pelo meiaLUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC

São Paulo - Nada de "cumprir tabela" para a equipe do Fluminense. Empilhando boas atuações após o título da Libertadores, Tricolou foi a campo nesta quarta-feira (29) para mais um desafio, desta vez contra o Santos, na Vila Belmiro, e não tomou conhecimento do adversário na Vila Belmiro pela 36ª rodada do Brasileirão. Com extrema superioridade mesmo fora de casa, os comandados de Fernando Diniz atropelaram pelo placar de 3 a 0 com gols marcados por Martinelli, Jhon Arias e Germán Cano.
Com o resultado, o Tricolor chegou aos 56 pontos na tabela de classificação e permanece na 7ª colocação. O próximo adversário é o Palmeiras, no próximo domingo (3/12), às 16h, no Allianz Parque, em São Paulo.
O jogo
Tranquilo até o fim do Brasileiro, mas buscando posições melhores de olho na premiação, o Fluminense foi a campo para mais um teste visando o Mundial de Clubes, em dezembro. Do outro lado, o pressionado Santos, contanto com a força de sua torcida, encarou como decisão na luta contra o rebaixamento.

Mesmo com alguns desfalques, a equipe de Fernando Diniz mostrou que vai levar a sério e buscar os resultados. Em uma primeira etapa de poucos sustos, o Flu, em sua característica, golpeou duas vezes tendo controle da partida. A primeira ação veio logo aos nove minutos.

O time avançou pelo meio trocando passes, e Jhon Arias encontrou Martinelli, que avançou com a bola dominada e, da entrada da área, finalizou com força no canto direito do goleiro João Paulo para abrir o placar. Levando perigo nas chegadas principalmente pela esquerda, o segundo saiu. Por esse corredor, Diogo Barbosa foi acionado por André e cruzou na medida para Arias, que cabeceou no ângulo superior esquerdo e saiu para comemorar aos 35 minutos.

Calma para administrar
No retorno do intervalo, o Santos, desesperado atrás do empate, começou pressionando e obrigou Fábio e todo o sistema defensivo do Fluminense a trabalharem. Se o Peixe partiu para cima, como esperado, apareceram os espaços tão desejados pela equipe de Diniz.

No melhor momento da equipe da casa no jogo, o Fluminense recuperou a posse de bola e achou, na entrada da área, o caminho para marcar o terceiro. Após sobra, o Tricolor tocou de pé em pé, entrou na área e Germán Cano foi servido sem marcação para tocar na saída de João Paulo e anotar o terceiro na Vila.

Após o terceiro gol, o ambiente esfriou e a partida perdeu em qualidade, mas com a equipe da casa pressionando na reta final. O Santos acumulou erros na construção e, quando conseguiu invadir a área, parou nas boas defesas do goleiro Fábio. Nos últimos minutos, Furch, que acabara de entrar, acertou duas vezes o travessão do goleiro Fábio. Não era dia do Peixe. Melhor para o Fluminense, que celebrou mais uma boa vitória no Brasileirão, servindo de preparação para o Mundial de Clubes, que acontecerá em dezembro.
Ficha técnica

Santos 0 x 3 Fluminense

Local: Vila Belmiro
Data e hora: 29/11 (quarta-feira), às 19h (de Brasilia)
Arbitragem: Anderson Daronco
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau

Gols: Martinelli 9'/1ºT, Jhon Arias 35'/1ºT e Germán Cano 13'/2ºT (FLU)

Cartões amarelos: Dodi e Rodrigo Fernández (SAN); Thiago Santos, Guga e Germán Cano (FLU)

SANTOS: João Paulo; Lucas Braga, Joaquim Messias e Dodô (Gabriel Inocêncio); Rodrigo Fernández (Weslley Patati), Dodi (Maxi Silveira) e Jean Lucas; Mendoza, Soteldo e Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Marcelo Fernandes.

FLUMINENSE: Fábio; Guga, Nino, Thiago Santos e Diogo Barbosa; André, Martinelli (Lelê), Ganso (Lima) e Jhon Arias; Keno (John Kennedy) e Germán Cano (Yony González). Técnico: Fernando Diniz.