Elenco do Fluminense em treino no CT Carlos CastilhoMarina Garcia / Fluminense
Fluminense terá que conseguir feito inédito em novo formato do Carioca para conquistar título
Desde 2021, o vencedor da Taça Guanabara faturou o estadual
Rio - De volta à final do Carioca, o Fluminense terá que conseguir um feito inédito para conquistar o título pela 35ª vez na história. Desde a mudança do formato do estadual em 2021, o campeão sempre foi o mesmo da Taça Guanabara, como aconteceu com o próprio Tricolor das Laranjeiras em 2022 e 2023.
Após a mudança do formato do Carioca, somente Flamengo e Fluminense conquistaram o título da Taça Guanabara e do Carioca. O Rubro-Negro, campeão do turno em 2025, faturou os dois troféus em 2021 e 2024. Já o Tricolor, por outro lado, faturou o bicampeonato de ambas competições em 2022 e 2023.
Em 2025, Flamengo e Fluminense vão decidir o título do Carioca pela quinta vez desde 2020. Após a mudança do formato do estadual, apenas uma vez a decisão não foi entre a dupla: no ano passado, quando o Rubro-Negro venceu o Nova Iguaçu. Na ocasião, os rivais se enfrentaram na semifinal.
Além do feito inédito desde a criação do novo formato, o título do Carioca pode coroar o trabalho de Mano Menezes. Contratado no ano passado com objetivo de evitar o rebaixamento, o treinador ganhou um voto de confiança para iniciar a temporada. Ao todo, soma 12 partidas, sete vitórias, quatro empates e uma derrota em 2025.
O Fluminense enfrenta o Flamengo na próxima quarta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida da final do Carioca. Já a partida de volta, que também será no mesmo estádio, ainda terá uma definição de data e horário pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.