Sob o comando de Mano Menezes, Fluminense busca estrear com vitória no BrasileirãoMarina Garcia / Fluminense FC

Rio - Após lutar contra o rebaixamento e garantir a permanência na elite na última rodada, o Fluminense estreia no Brasileirão 2025 em busca de uma performance melhor do que no ano passado. Vice-campeão carioca, o Tricolor tem pela frente o Fortaleza, neste sábado (29), às 18h30 (de Brasília), no Castelão, e confia no bom retrospecto em estreias para começar o campeonato com o pé direito.
O Fluminense tem 53,8% de aproveitamento em estreias no Brasileirão. Ao todo, são 22 vitórias, 18 empates e 12 derrotas nas rodadas de abertura do campeonato. Porém, o desempenho como estreante fora de casa não é tão bom assim. Jogando como visitante na primeira rodada, o Tricolor soma sete vitórias, 12 empates e oito derrotas em 27 partidas, com 40,7% de aproveitamento.
A última vitória do Fluminense como visitante em estreias aconteceu em 2023, quando venceu o América-MG por 3 a 0, em Belo Horizonte. Já a última derrota fora de casa na rodada de abertura aconteceu em 2020, diante do Grêmio, por 1 a 0, em Porto Alegre. No ano passado, o Tricolor estreou no Maracanã e empatou com o Bragantino por 2 a 2.
Além disso, será a primeira vez que o Fluminense enfrenta o Fortaleza pela primeira rodada do Brasileirão. Ao longo da história, o Tricolor já enfrentou o Leão do Pici em 29 partidas e soma 12 vitórias, oito empates e nove derrotas, com 50,5% de aproveitamento. Como visitante, são seis vitórias, quatro empates e sete derrotas em 17 jogos disputados, com 43,1% de aproveitamento.