Borussia Dortmund é uma das potências do futebol alemãoAFP

Rio - O Fluminense vive a ansiedade para estrear no Mundial de Clubes. Pela segunda vez em sua história em uma competição intercontinental, o Tricolor terá pela frente adversários duros. O Time de Guerreiros estreia nesta terça-feira (17), às 13h (de Brasília), contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, em Nova Jérsei. Mas você já conhece os rivais? O DIA te conta a história de cada um.

Borussia Dortmund, uma das potências da Alemanha

Um dos maiores times do futebol alemão, o Borussia Dortmund se classificou para o Mundial de Clubes por causa do coeficiente Uefa, que considerou o desempenho das equipes entre 2021 e 2024. Os Aurinegros ficaram na sexta colocação entre os elegíveis e conquistaram a vaga por esse critério.
Não é a primeira vez que o Borussia Dortmund enfrentará um brasileiro no Mundial. Campeão europeu na temporada 1996/97, os Aurinegros venceram o Cruzeiro na decisão do Intercontinental de 1997 por 2 a 0. Eles serão o 18º adversário alemão do Fluminense na história.
Na temporada 2024/25, o Borussia Dortmund ficou em terceiro lugar no Campeonato Alemão, com 57 pontos. Os destaques do time comandado pelo croata naturalizado alemão Niko Kovac são os meias Brandt e Sabitzer, além dos atacantes Adeyemi e Guirassy, artilheiro do time com 21 gols.

Ulsan Hyundai, o orgulho asiático

Bicampeão asiático, o Ulsan Hyundai é a sensação do futebol coreano. Atual tricampeão nacional, o time garantiu a vaga no Mundial de Clubes como a melhor equipe elegível no ranking quadrienal da Liga dos Campeões da Ásia no período entre 2021 e 2024.
Apesar de não ter conquistado o título continental nos últimos quatro anos, o Ulsan é uma potência a nível nacional. Três dos cinco títulos de sua história no Campeonato Coreano aconteceram entre 2022 e 2024. Na atual temporada, está em terceiro lugar com 29 pontos e ainda restam 14 jogos.
O principal nome da equipe é o goleiro Jo Hyeon-woo. Considerado um dos melhores goleiros da Coréia do Sul, ele já brilhou pela seleção sul-coreana em Copas do Mundo. O time ainda conta com nomes experientes como o zagueiro Kim Young-gwon e o atacante Lee Chung-yong.
Ulsan Hyundai é o destaque do futebol coreano  - Divulgação/Ulsan Hyundai
Ulsan Hyundai é o destaque do futebol coreano Divulgação/Ulsan Hyundai

Mamelodi Sundowns e o DNA brasileiro

Maior campeão sul-africano, o Mamelodi Sundowns se orgulha de carregar o "futebol brasileiro" em seu DNA. Dono de 18 títulos do Campeonato Africano, eles conquistaram a classificação pelo ranking quadrienal da Liga dos Campeões da África entre 2020 e 2024.
O Mamelodi Sundowns foi a segunda equipe a garantir a vaga no continente, atrás apenas do Espérance, da Tunísia, adversário do Flamengo. Apesar do domínio na África, não conquistou o título continental nos últimos quatro anos, mas tem demonstrado consistência e sempre briga pelo título.
Capitão e goleiro da seleção sul-africano, Ronwen Williams é um dos destaques do time. No meio-campo, o Mamelodi conta com Teboho Mokoena, um dos melhores volantes da África. Por fim, no ataque o veterano Themba Zwane, conhecido como "Mshishi", é o cérebro do time.
Mamelodi Sundowns é o maior campeão sul-africano e se inspira no futebol brasileiro - Divulgação/Mamelodi Sundowns
Mamelodi Sundowns é o maior campeão sul-africano e se inspira no futebol brasileiroDivulgação/Mamelodi Sundowns
O Fluminense enfrenta o Borussia Dortmund, nesta terça-feira (17), às 13h (de Brasília), em Nova Jérsei. Depois, o Tricolor encara o Ulsan Hyundai, no sábado (21), às 19h, no mesmo local, e encerra a fase de grupos contra o Mamelodi Sundowns, dia 25, às 16h, em Miami.