Fluminense Sub-20 vem de resultados ruins recentementeMARINA GARCIA / FLUMINENSE F.C.

Rio - Antônio Garcia, diretor executivo das divisões de base do Fluminense, expôs o incômodo pelos recentes fiascos do sub-20 do clube. Em entrevista ao portal "ge", ele comentou as insatisfações com o desempenho da categoria e a metodologia de trabalho usada na formação de jogadores.
"O Fluminense é um clube que, pela sua essência vitoriosa, tem pelo DNA formar atletas vencedores. Quer sempre estar disputando os títulos, mas nas categorias de base esse não é o primeiro propósito e sim formar para o profissional com o máximo de informações que a gente conseguir e entregar mais pronto ao time principal", comentou.
A polêmica começou após Felipe Melo, ídolo do clube, ter publicamente manifestado sua insatisfação com o desempenho da equipe sub-20. No último sábado (30), os juniores foram goleados por 4 a 0 pelo Flamengo. 
Somado com a não classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da categoria de 2024, o ex-jogador cobrou melhor desempenho e alegou que o resultado é um "absurdo com a instituição". Na categoria de base, Davi Melo, seu filho, sequer saiu do banco.
"A diretoria tem que ser cobrada. O sub-20 é um passo do profissional. Os cara perder de quatro em casa no clássico? Sem fazer força? Os meninos com cabelo amarelo, time reserva. Eu senti uma vergonha danada. É um absurdo com a instituição", disse em desabafo nas redes sociais.
O diretor, por outro lado, argumenta que apesar dos incômodos das desclassificações precoces em competições, argumenta que o Tricolor não pode "rasgar seu DNA" por um título. Além disso, a diretoria do Fluminense entende o sub-17 como a principal categoria de base. No ano passado, os moleques de xerém conquistaram o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
"Lógico que incomoda quando a gente não passa de fase no Brasileiro Sub-20, quando perde em casa como ocorreu, mas não abrimos mão do nosso processo formatório. A gente não rasga o nosso DNA em troca de um título", disse Antônio Garcia.