Sob comando de Renato Gaúcho, o Fluminense jogará pela classificação na próxima terça-feira (19)Lucas Merçon / Fluminense FC

Colômbia - Técnico do Fluminense, Renato Gaúcho comemorou a vantagem conquistada sobre o América de Cali (COL), nesta terça-feira (12). O Tricolor venceu por 2 a 1 no Estádio Olímpico Pascual Guerrero e saiu na frente rumo às quartas de final do torneio continental. Candelo (contra) e Canobbio marcaram pela equipe carioca. Barrios, no fim, diminuiu para os mandantes. 
"Conseguimos os dois gols logo no início, que deram uma tranquilidade maior. Eu gosto bastante dos jogadores colombianos, temos alguns no nosso plantel. Sofremos uma pressão grande, mas soubemos suportar os ataques, e no finalzinho saiu o gol. Faz parte. É uma partida de 180 minutos, e ganhamos a primeira parte", iniciou o treinador em entrevista coletiva. 
"Estávamos com um placar muito bom. Tivemos duas oportunidades claríssimas, uma com Everaldo e outra com Canobbio, no travessão. Poderíamos ter feito o terceiro e eliminado o América. Infelizmente a bola não entrou. O América tem uma boa equipe, continuou nos pressionando, e infelizmente tomamos o gol no final", complementou.
Com o resultado, o Fluminense poderá empatar para avançar de fase. O duelo de volta será na semana que vem, terça-feira (19), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Em caso de igualdade no agregado, a definição será nos pênaltis. O time que passar terá pela frente Central Córdoba ou Lanús, ambos da Argentina.
"É lógico que o gol dá uma esperança maior para o América, mas nos primeiros 90 minutos ganhamos aqui. Jogaremos mais 90 minutos, com a nossa torcida, e jogando por dois resultados. Conseguimos a classificação? Não. Mas temos 90 minutos para jogar em frente a nossa torcida", ponderou Renato Gaúcho.

Confira outras respostas de Renato Gaúcho

. Desempenho em meio ao calendário apertado: "Eu estou satisfeito pelo que o meu time fez. Estamos numa pegada muito forte lá no Brasil também, jogando a cada três dias. Nós viemos de um Mundial onde todos os clubes tiveram férias, puderam recuperar seus jogadores. O Fluminense é o único time que não teve férias, não teve folga e a cada vez temos um jogo, disputamos três competições, é viagem pra cima, é viagem pra baixo. O grupo está sentindo esse cansaço, mesmo assim tem sido guerreiro, tem se entregado, tem conseguido resultados muito bons. Fiquei bastante satisfeito com a nossa atuação aqui, mas nada está ganho".
. Tanque cheio para o Brasileiro?: "Quanto ao tanque cheio, eu tenho feito uma programação, juntamente com meu grupo, praticamente uma equipe joga uma competição. Faço bastante mudanças para a equipe jogar a outra competição, justamente para eles aguentarem, senão ninguém aguenta. Dessa forma que a gente tem jogado, tem dado certo, independente de quem começa o jogo, de quem entra na partida, é uma entrega muito grande, e isso tem me satisfeito bastante".
. Santi Moreno e Igor Rabello: "Quanto às contratações, eu sempre converso com o presidente, sempre que pode me dar um jogador para nos ajudar, tem feito isso. Principalmente com a saída do Árias, está chegando um jogador importante (Santi Moreno), que eu tenho certeza que vai somar ao grupo e vai nos ajudar bastante. O presidente já falou que está contratado e eu costumo sempre falar dos jogadores contratados. Jogadores que poderão ou não chegar (Igor Rabello), eu evito porque eu só falo do jogador no momento em que assinou o contrato.