Rodolfo Tavares e Raphael Forti são dois importantes representantes do Parajiu-Jitsu (Foto: CBJJE)
Realizado no fim de abril, o Sul-Americano de Jiu-Jitsu Esportivo já contou com disputas entre paratletas e o mesmo vai ocorrer no BJJ Internacional, marcado para os dias 27 e 28 de maio, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Ao longo da temporada, outros eventos, como o Brasileiro e o Mundial da CBJJE, contarão com o Parajiu-Jitsu em destaque - organizado pelo faixa-preta Raphael Forti.
“Eu sofri um acidente de trânsito quando ainda era faixa-marrom, há seis anos, e depois de um ano na cadeira de rodas eu senti que o Jiu-Jitsu continuava na minha vida. Voltei para o tatame e hoje estou aqui, faixa-preta e lutando Parajiu-Jitsu. A gente não pode deixar os problemas derrubarem a gente”, disse Raphael, que completou:
"Antes do acidente eu lutei bastante pela CBJJE, e na época o placar era de mão, não pela TV, então sem dúvida ver toda essa evolução em estrutura é bacana demais. Além disso, muitas confederações e federações ainda não dão espaço para a gente. Graças a Deus, o Moisés abriu as portas e torcemos para que esse trabalho siga em crescimento. Eu disputei o Mundial de Parajiu-Jitsu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e sem dúvida é um marco gigantesco para a nossa modalidade".
Outro paratleta de destaque no cenário nacional é o faixa-preta Rodolfo Tavares, patrocinado pela USA Hemp Brasil - marca de cannabis medicinal - e que irá marcar presença no BJJ Internacional. Natural de São Bernardo do Campo-SP, ele abordou a criação da Liga Paulista de Jiu-Jitsu Paradesportivo e exaltou o apoio da CBJJE.
"A Confederação está de parabéns por apoiar a nossa causa, apoiar a Liga Paulista de Jiu-Jitsu Paradesportivo. É uma entidade em estágio inicial, mas que já conta com essa parceria com a CBJJE para promover a inclusão. Tivemos espaço no Sul-Americano de Jiu-Jitsu Esportivo, teremos de novo agora, depois no Brasileiro, em junho, no Mundial, fim do ano, e isso faz uma grande diferença no nosso trabalho", celebrou Rodolfo, que em breve prometeu dar mais detalhes do projeto da Liga.
Mais um destaque do BJJ Internacional – que terá disputas com e sem quimono – fica por conta do adulto faixa-preta, que vai contar com uma premiação especial para os campeões de cada categoria, masculino e feminino, e dos absolutos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.