Dra. Nana Pereira Delbaje, representante da USA Hemp Brasil, contou mais detalhes acerca da Medicina Canabinoide(Foto: Divulgação)
Dra. explica benefícios da Medicina Canabinoide, mas diz: 'Não façam por conta própria'
Dra. Nana Pereira Delbaje deixou um importante recado para quem quer fazer uso da Medicina Canabinoide; confira
A Medicina Canabinoide tem ganhado cada vez mais destaque como uma abordagem promissora – e eficaz – para atletas em busca de melhorias no desempenho e recuperação. E a Dra. Nana Pereira Delbaje, renomada especialista na área, enfatizou os benefícios desses tratamentos para esportistas de alto rendimento, entre eles lutadores, porém também deixou um alerta importante.
“O ponto principal é: escutem a equipe de vocês, os treinadores, não façam nada por conta própria. Da mesma forma que os atletas não fazem o treino por conta própria, alimentação ou suplementação, nesse caso é a mesma coisa, então é importante ter um médico para acompanhar sua prescrição (de cannabis medicinal). Nem tudo é para todo mundo e nem tudo é do mesmo jeito para todo mundo, por isso é necessário a consulta e o acompanhamento”, ressaltou Nana durante entrevista no Arnold South America 2023.
A médica, que é representante da USA Hemp Brasil, ainda falou sobre sua experiência ao longo dos anos cuidando de diferentes atletas: “Hoje no nosso grupo temos vários atletas, de várias modalidades, e eu tenho o privilégio de cuidar de alguns deles, não todos, mas é muito legal a gente ver os benefícios dos tratamentos, colher os frutos. Praticamente todos têm ótimos resultados, algumas vezes a gente tem que trocar a dosagem ou concentração do produto, ou o produto em si, mas a vantagem obtida é nítida para a maioria”.
Entre as vantagens, a Medicina Canabinoide pode desempenhar um papel importante no controle da ansiedade e estresse relacionados ao desempenho esportivo. Certas substâncias presentes na cannabis, como o CBD (canabidiol), têm propriedades ansiolíticas e auxiliam atletas a lidarem com a pressão e o nervosismo pré-competição, melhorando seu foco e concentração, além do sono.
Já os canabinoides presentes na planta têm propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, podendo ser utilizados para aliviar dores agudas e crônicas, contribuindo para a recuperação mais rápida após lesões ou treinos intensos. Tudo, porém, deve ser feito com acompanhando médico, conforme voltou a ressaltar a Dra. Nana Pereira Delbaje.
“A maioria dos nossos atletas já recebem uma orientação antes para entender sobre o assunto, até nas postagens eles são orientados, o que é bom falar, o que pode, não pode, e claro, cada um tem suas necessidades observadas de maneira individual. Mas um produto da USA Hemp Brasil que é todo mundo adora é o ‘pain gel’, alivia todas as dores (risos). Entretanto, até ele precisa ser recomendado”, encerrou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.