Amanda vai defender cinturão peso-galo contra Irene na luta principal do UFC 289 (Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)

Chegou o dia do UFC 289! E neste sábado (10), o Brasil tem tudo para ter uma noite histórica no Ultimate, com Amanda Nunes e Charles do Bronx, dois dos principais nomes do MMA nacional, em ação em Vancouver, no Canadá. Na luta principal, Amanda, que é campeã peso-galo e pena, irá defender seu cinturão até 61kg contra a mexicana Irene Aldana. Já no co-main event, Do Bronx, ex-campeão dos leves, vai encarar Beneil Dariush em busca de uma nova disputa de título.

Completando a participação brasileira na noite, a peso-palha Maria Oliveira abre o evento em duelo contra a romena Diana Belbita. O UFC 289, vale citar, tem início às 19h30 (horário de Brasília) e transmissão do UFC Fight Pass.

Amanda defende título dos galos

Na luta principal, Amanda Nunes, a "Leoa", colocará o cinturão peso-galo em disputa contra a mexicana Irene Aldana. Além disso, levará ao octógono um histórico invejável: ela é a primeira brasileira a conquistar um título no UFC, atual campeã em duas divisões - peso-galo e pena - e a nº 1 no ranking peso-por-peso feminino da organização. Aos 35 anos, Nunes vem de vitória por decisão unânime sobre Julianna Pena, em julho do ano passado, quando recuperou o cinturão. Já Irene, da mesma idade da baiana, substitui a compatriota Pena e tem dois triunfos seguidos. Ao todo, a mexicana soma 14 vitórias e seis derrotas no MMA.

Amanda também detém os recordes de vitórias e finalizações em lutas femininas do UFC e está no Top 5 de vitórias em lutas pelo título (independentemente do gênero). Os recordes, contudo, contam apenas parte da história dela e talvez não sejam suficientes para mostrar a importância da brasileira antes do UFC 289. A "Leoa" protagonizou momentos icônicos no octógono, como as lutas contra Miesha Tate e Ronda Rousey, e tem sido um dos alicerces na popularização do MMA feminino.

Do Bronx em ação no co-main event

Na luta co-principal do UFC 289, Charles do Bronx, ex-campeão dos leves e nº 1 no ranking da categoria, enfrentará o norte-americano Beneil Dariush, nº 4 na divisão até 70kg. O duelo é fundamental para o brasileiro poder voltar a lutar pelo título, que atualmente está nas mãos do russo Islam Makhachev, justamente o responsável por destronar Charles em outubro do ano passado. Aos 33 anos, o paulista tem 33 vitórias e nove derrotas no cartel. Do outro lado, Dariush, 34 anos, acumula 22 triunfos, quatro reveses e um empate, mas vem de oito resultados positivos consecutivos.

Assim como a "Leoa", Do Bronx é outro exemplo de atleta cuja popularidade extrapola o octógono. Recordista de vitórias pela via rápida (19) e finalizações (16) na história do Ultimate, o brasileiro é hoje um ícone do esporte nacional.
Charles do Bronx pega Dariush no UFC 289 para voltar a disputar o título peso-leve  - (Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)
Charles do Bronx pega Dariush no UFC 289 para voltar a disputar o título peso-leve (Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)

O evento protagonizado pelos dois brasileiros e a peso-palha Maria Oliveira será exibido com exclusividade pelo UFC Fight Pass, plataforma de streaming que o UFC lançou no Brasil em 2023.

CARD COMPLETO:

UFC 289
Vancouver, no Canadá
Sábado, 10 de junho de 2023

Card principal (23h, horário de Brasília)
Peso-galo: Amanda Nunes x Irene Aldana
Peso-leve: Charles do Bronx x Beneil Dariush
Peso meio-médio: Mike Malott x Adam Fugitt
Peso-pena: Dan Ige x Nate Landwehr
Peso-médio: Marc-Andre Barriault x Eryk Anders

Card preliminar (19h30, horário de Brasília)
Peso-médio: Nassourdine Imavov x Chris Curtis
Peso-mosca: Miranda Maverick x Jasmine Jasudavicius
Peso-galo: Aiemann Zahabi x Aoriqileng
Peso-pena: Kyle Nelson x Blake Bilder
Peso-mosca: David Dvorak x Steve Erceg
Peso-palha: Diana Belbita x Maria Oliveira