Capoeira terá evento inédito com 50 mil reais distribuídos em premiação (Foto: VMB)
Esta bonificação sem precedente é um sinal claro de que a Capoeira está rompendo fronteiras e finalmente dando aos atletas o reconhecimento que eles merecem. O valor ultrapassa os pagamentos feitos a atletas de destaque do UFC, principal organização de MMA, que muitas vezes lutam por bolsa inferior a 10 mil reais. O VMB 50k oferece uma premiação inédita.
O evento será um espetáculo de habilidade, técnica e entretenimento. Pela primeira vez na história das competições de Capoeira, os jogos seguirão um formato de combate que proporciona maior clareza e compreensão para o espectador, com o anúncio oficial do ganhador sendo apresentado em um telão imediatamente após o jogo entre eles, gerando expectativa e permitindo que o público faça parte do espetáculo.
Haverá as disputas de cinturão masculino e feminino, jogos casados, desafio internacional e jogos entre atletas PCD. A exemplo do UFC, as disputas por cinturão terão cinco apresentações: no caso do VMB, uma performance solo e quatro estilos de jogo tradicionais: Iúna, São Bento Grande de Angola, Angola e São Bento Grande da Regional. Já nas demais categorias, os atletas se enfrentarão em três apresentações: solo, Angola e São Bento Grande da Regional. Haverá sempre um descanso de 1 minuto entre cada apresentação, semelhante aos rounds de Boxe e MMA.
O espectador vai poder acompanhar, torcer e se familiarizar com os atletas. Essa proposta busca dialogar também com o público fora do mundo da Capoeira. Desde a criação da competição, em agosto de 2022, o VMB vem atraindo os holofotes não apenas da comunidade da Capoeira, mas também das modalidades de lutas em geral. A conquista do Pão de Açúcar como palco para o VMB 50k é a concretização de um sonho para o corpo diretivo da empresa.
"Este feito possibilitará a expansão da capoeira para espaços igualmente emblemáticos e proporcionará aos capoeiristas de todo o mundo uma experiência singular e memorável", observa Felipe Tropeço, diretor-técnico do VMB.
A atração principal da noite será a disputa de cinturão na categoria masculina e do cinturão interino na categoria feminina. No card masculino, Erick Maia, vencedor do GP disputado em agosto de 2022 e atual detentor do título, enfrenta o desafiante Arthur Fiu, vencedor do GP de novembro. Essa disputa é aguardada com enorme expectativa pela comunidade da Capoeira.
No feminino, o duelo será entre as competidoras Kitana e Bailarina, que disputarão o título interino devido à séria lesão no joelho da atual campeã mundial, Navalha, que precisou ser retirada do card. Navalha enfrentaria a vencedora do confronto entre Kitana e Bailarina, que aconteceria ainda neste mês para definir a desafiante.
"O objetivo sempre foi levar a Capoeira para a prateleira mais alta no cenário das lutas de alta performance, reforçando no capoeirista em geral o prazer de praticar um esporte respeitado por todos e naqueles que se dedicam integralmente à modalidade o reconhecimento como atleta de alto rendimento por parte da comunidade esportiva. O MMA e o Jiu-Jitsu já viveram essa escalada; é a vez da Capoeira. Estamos confiantes de que demos um enorme passo nessa direção", comemora Saverio Scarpati, diretor-executivo da empresa.
CARD COMPLETO:
Categoria PCD
- Cacique x Ivan
- Neco x Patoca
Categoria master
- Mestre Calango x Mestre Topeira
Desafio internacional
- Magrela (Espanha) x Moica (Chile)
Categoria ranqueados
- Bem-te-vi x Miller
Disputa de cinturão interino feminino
- Kitana x Bailarina
Disputa de cinturão masculina
- Erick Maia x Arthur Fiu
SERVIÇO:
Competição de Capoeira
Data/hora: 22 de julho de 2023, a partir das 17h (de Brasília)
Local: Parque Bondinho - Pão de Açúcar® - Av. Pasteur, 520 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240
Ingressos disponíveis em: www.voltadomundo.com
Transmissão ao vivo no Youtube do evento: https://youtube.com/live/RpdL-WfXWiE?feature=share
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.