Vivendo grande fase, Melissa Cueto chega embalada para GP feminino do BJJ Stars (Foto: IBJJF)
"Este GP é um grande passo para o Jiu-Jitsu feminino", destacou a atleta. "Como fui campeã mundial peso-pesado este ano, eu já estava na expectativa de ser chamada, e o convite oficial veio nesta semana. É o maior GP feminino já feito e estou feliz por poder fazer parte", completou.
Além dos dois títulos mundiais no peso-pesado adulto, suas conquistas na faixa-preta ainda contam com dois Mundiais peso e absoluto no master 1 e Pan-Americano, todos da IBJJF. Os títulos mais recentes de Melissa Cueto vieram no American National, também no peso e absoluto, nos EUA.
O BJJ Stars ainda não anunciou oficialmente todas as lutadoras escaladas para o GP, mas certamente, assim como "Mel", serão nomes integrantes do hall das melhores da atualidade.
"Serão só lutas duras e eu estou muito animada, não só para chegar lá e lutar, mas também para me preparar. Como venho do interior, sempre tive que acreditar muito em mim, talvez por, lá no início, não ter tido tanta estrutura, incentivo e apoio financeiro. Sempre acreditei muito em mim e isso é um diferencial", aposta a faixa-preta.
O foco de Melissa Cueto no GP do BJJ Stars é tamanho que ela cogita abrir mão da tentativa do tricampeonato consecutivo do Mundial Master da IBJJF, agendado para a semana anterior do evento no Brasil. Campeã em 2021 e 2022, peso e absoluto, ela ainda não sabe se irá competir este ano.
"Conversei com meus professores esses dias, mas ainda não temos uma definição", revelou a atleta da Alliance. "Será uma semana antes do BJJ Stars e eu quero estar totalmente focada neste GP. Ao mesmo tempo, sou a atual bicampeã mundial… Me conhecendo, provavelmente eu lute (risos), mas ainda existe essa dúvida".
Melissa Cueto é atualmente a segunda colocada no ranking mundial da IBJJF na sua classe. E depois de conquistar o ouro duplo no American National, seus próximos compromissos são no Phoenix Open e San Diego Open, neste e no próximo final de semana, respectivamente.
"Essa temporada está sendo bastante positiva para mim. Quero fazer um excelente segundo semestre e chegar muito bem para o ano que vem. Em 2024 pretendo lutar o Brasileiro e o Europeu, eventos que não lutei nesses dois últimos anos, além dos Opens. Ano que vem a meta é chegar ao primeiro lugar do ranking", projetou.
No último final de semana, Melissa Cueto se testou no Subversive, evento norte-americano de Combat Jiu-Jitsu, modalidade de grappling com tapas. A gaúcha de Pelotas-RS também não descarta lutar na edição de setembro do UFC Invitational, evento de grappling do Ultimate.
"Tem esse evento do UFC Fight Pass que eu estou querendo lutar também, e se surgir, alguma seletiva do ADCC. Embora o No-Gi não tenha sido o meu foco até o ano passado, eu venho gostando de lutar os eventos, então é uma coisa a se pensar", encerrou Mel.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.