Com seis brasileiros em ação ao todo, o UFC Vegas 78 foi realizado neste sábado (12), em Las Vegas, nos Estados Unidos, e teve justamente um combate verde e amarelo em sua luta principal. Retornando ao MMA após mais de um ano sem lutar, Vicente Luque fez uma luta bastante equilibrada contra Rafael dos Anjos, e após cinco rounds disputados, superou o ex-campeão peso-leve do Ultimate na decisão unânime dos jurados.
Além do embate entre Vicente Luque e Rafael dos Anjos no main event, o UFC Vegas 78 contou ainda com quatro brasileiras em ação. Também no card principal, em confronto entre brasileiras, a jovem Iasmin Lucindo fez bonito e finalizou a compatriota Polyana Viana no segundo round. Já no card preliminar, as brasileiras Jaqueline Amorim e Luana Santos deram um verdadeiro show e, por nocaute técnico, superaram as atletas Montserrat Ruiz e Juliana Miller, respectivamente.
Vicente Luque derrota Dos Anjos e volta a vencer no UFC
Protagonistas da luta principal do UFC Vegas 78, Vicente Luque e Rafael dos Anjos iniciaram o embate na trocação, mas rapidamente, o ex-campeão peso-leve pressionou o compatriota contra a grade. Sem conseguir a queda, Dos Anjos voltou a trabalhar na luta em pé, mas foi pegou de surpresa por Luque, que derrubou o oponente e deixou o duelo ainda mais equilibrado. O segundo assalto seguiu intenso, com ambos trabalhando nas ações na luta em pé, e ao mesmo tempo, com trocas na luta agarrada. Na reta final da parcial, Vicente aplicou nova queda e chegou a buscar um katagatame em pé.
Rafael dos Anjos voltou a pressionar Vicente Luque contra a grade no terceiro assalto, mas o brasiliense inverteu a posição e a luta continuou em um verdadeiro “lá e cá”, com muito equilíbrio. Na sequência, Dos Anjos evoluiu na trocação e conectou alguns golpes limpos em Vicente, que por sua vez, apostou novamente na luta agarrada, mas não conseguiu derrubar o compatriota.
Luque, no quarto round, mais uma vez optou por pressionar Rafael contra a grade, e depois de muita insistência, conseguiu derrubar o ex-campeão, que com muita técnica, conseguiu ficar em pé novamente, mas continuou sendo pressionado pelo brasiliense, que terminou a parcial derrubando Rafael e com um mata-leão praticamente encaixado.
Em desvantagem no confronto, Rafael dos Anjos iniciou o quinto e último round mais ativo, mas voltou a ser “frustrado” por Vicente Luque, que manteve seu jogo de pressionar o oponente na grade, impedindo qualquer ação mais efetiva do ex-campeão do Ultimate. No fim, após um combate travado e marcado por muito equilíbrio no UFC Vegas 78, Vicente foi declarado vencedor na decisão unânime e se recuperou das derrotas sofridas para Belal Muhammad e Geoff Neal, respectivamente.
Em combate entre brasileiras, Iasmin Lucindo finaliza Polyana Viana
Em duelo entre brasileiras no card principal do UFC Vegas 78, Polyana Viana e Iasmin Lucindo, de início, conectaram alguns golpes para a trocação, mas logo em seguida, Polyana conseguiu uma boa queda, mas o árbitro mandou o combate voltar a ficar em pé por conta da pouca ação de ambas no solo. Na retomada da luta, foi a vez de Iasmin derrubar a oponente e terminar o primeiro round por cima, com bons golpes no ground and pound.
Sentindo o bom momento, a cearense começou o segundo assalto embalada e levou Polyana a knockdown com um golpe de direita. Na sequência, Iasmin Lucindo manteve sua estratégia e voltou a derrubar a paraense. Com muita calma e técnica, Iasmin conseguiu a meia-montada e, rapidamente, conseguiu a transição para um justo katagatame, que forçou os três tapinhas de Polyana Viana. Dessa forma, Lucindo chega à segunda vitória seguida no Ultimate, enquanto Polyana amarga seu segundo revés em suas últimas três lutas na organização.
Jaqueline Amorim domina mexicana no solo e vence por nocaute
Segunda brasileira no card do UFC Vegas 78, Jaqueline Amorim iniciou o confronto conseguindo uma boa queda sobre Montserrat Ruiz. Por cima no solo, a faixa-preta de Jiu-Jitsu não demorou para chegar na posição de montada, onde acertou bons golpes no ground and pound. No fim do primeiro round, a manauara fez a transição para a chave de braço, e por muito pouco não finalizou a mexicana, mostrando um domínio impressionante sobre a adversária.
No segundo assalto, Jaqueline acertou um forte chute alto de encontro e foi para a “queda de sacrifício”. Na sequência, a brasileira fez a raspagem com êxito e foi para as costas da oponente, mas em seguida, fez nova raspagem e partiu novamente para a posição da montada, onde mais uma vez castigou Montserrat Ruiz com diversos golpes no ground and pound e teve mais um round ao seu favor.
A luta seguiu no chão no terceiro e último round e, ciente de que estava com uma clara vantagem, Jaqueline Amorim ficou em posição de segurança por baixo. No entanto, quando teve a brecha, fez nova transição para ficar por cima, conectou mais uma sequência de golpes no ground and pound e viu o árbitro interromper, conquistando a vitória por nocaute técnico.
Com o resultado no UFC Vegas 78, Jaqueline Amorim conquista sua primeira vitória no Ultimate em duas lutas e agora contabiliza sete vitórias, sendo cinco delas por finalização, e apenas uma derrota no MMA profissional. Por outro lado, Montserrat Ruiz amarga seu segundo revés seguido na franquia, ambos para brasileiras.
Luana Santos tem estreia ‘perfeita’ e nocauteia americana
Na luta de abertura do UFC Vegas 78, Juliana Miller e Luana Santos foram para a trocação franca ainda nos primeiros segundos. Com um estilo bastante ofensivo, a brasileira mostrou suas armas e conectou fortes golpes sobre a americana. Sentindo o bom momento, Luana aumentou ainda mais o seu ritmo, acertou mais uma sequência de golpes em pé e o árbitro, ao ver que Miller já estava entregue e bastante desgastada, optou por interromper o confronto, declarando a paulista vencedora por nocaute ainda no primeiro round.
Com uma estreia espetacular no Ultimate, Luana Santos agora contabiliza seis vitórias, a primeira delas por nocaute, e apenas uma derrota em seu cartel no MMA profissional. Juliana Miller, por sua vez, amarga o segundo revés consecutivo no UFC e fica com um cartel de três triunfos e três derrotas nas artes marciais mistas.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC Vegas 78 UFC Apex, em Las Vegas (EUA) Sábado, 12 de agosto de 2023
Card principal Vicente Luque derrotou Rafael dos Anjos por decisão unânime dos jurados Cub Swanson derrotou Hakeem Dawodu por decisão unânime dos jurados Khalil Rountree Jr. derrotou Chris Daukaus por nocaute técnico no 1R Iasmin Lucindo finalizou Polyana Viana com um katagatame no 2R AJ Dobson derrotou Tafon Nchukwi por decisão unânime dos jurados Josh Fremd derrotou Jamie Pickett por decisão unânime dos jurados
Card preliminar Marcus McGhee derrotou JP Buys por nocaute técnico no 1R Terrance McKinney derrotou Mike Breeden por nocaute técnico no 1R Isaac Dulgarian derrotou Francis Marshall por nocaute técnico no 1R Martin Buday finalizou Josh Parisian com uma kimura no 1R Jaqueline Amorim derrotou Montserrat Ruiz por nocaute técnico no 3R Da’Mon Blackshear finalizou Jose Johnson com um estrangulamento no 1R Luana Santos derrotou Juliana Miller por nocaute técnico no 1R
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.