Claudio Sturge é quem comanda as atividades na Gracie Barra Montijo (Foto: Reprodução)
Por lá, dois faixas-preta brasileiros realizam bons trabalhos à frente de escolas da Gracie Barra. Tratam-se de Claudio Sturges, na GB Montijo, e Felipe Ambram, na GB Braga, que se juntam a outros professores do time no projeto. E diante desse cenário, a dupla celebrou a chegada do Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA, que tem sua primeira edição este ano - em uma parceria com a CBJJD -, nos dias 21 e 22 de outubro, em Coimbra, Portugal.
Gracie Barra Braga: a maior da cidade
Natural do Rio de Janeiro, Felipe Ambram começou a treinar em 2009, até pegar sua faixa preta em 2021. Na sequência, rumou para Portugal, onde além de desenvolver o seu Jiu-Jitsu, é um dos responsáveis pela filial da Gracie Barra em Braga. Hoje, tem orgulho em representar a GB no continente europeu.
"Tive o meu primeiro contato com o Jiu-Jitsu em 2009, aos 13 anos. Eu já tinha experimentado vários esportes, mas me identifiquei muito com o Jiu-Jitsu e comecei na primeira Gracie Barra do mundo, na matriz, do mestre Carlinhos Gracie (Barra da Tijuca-RJ). Treinei com o Jefferson Moura até a faixa marrom, mas depois ele se mudou para os Estados Unidos e recebi a preta do craque Marcio Feitosa", relembrou Felipe, que completou:
"A Gracie Barra está em um processo de expansão em Portugal, e a filial de Braga é a maior da cidade, além de primeira no Norte, sendo uma das maiores escolas de Jiu-Jitsu da região. Começamos o trabalho em março deste ano, e com seis meses já temos mais de 110 alunos, com aulas para crianças, adolescentes, adultos e mulheres".
![Felipe Ambram vem realizando um grande trabalho na Gracie Barra Braga, em Portugal - (Foto: Reprodução)](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2023/09/28/felipe-30675922.jpg)
Sobre o Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA, Felipe Ambram comemorou a chance de colocar seus alunos em ação: "Nós já procurávamos um campeonato para competir, surgiu o Europeu, que terá sua primeira edição, eu já tinha lutado pela CBJJD no Rio de Janeiro, conheço o trabalho e apostei nesse como o primeiro campeonato da equipe de Braga. Prometemos levar a maior quantidade de alunos possível e ser uma das maiores equipes na competição", projetou o faixa-preta, que também é diretor-técnico da GB Braga.
Gracie Barra Montijo: foco na competição
Também cria da Gracie Barra matriz, no Rio de Janeiro, Claudio Sturge começou a treinar aos 5 anos, em 1988, com os professores Zé Beleza e Sonequinha. Ele foi até a faixa-roxa com Carlinhos Gracie, mas depois seguiu sua trajetória com Marcio Feitosa - assim como Felipe. Após um tempo afastado do esporte, decidiu retornar ao trabalho em Portugal, onde comanda a filial da GB Montijo atualmente.
"Eu tenho uma verdadeira paixão pela GB, por ser sido fundamental no meu desenvolvimento não só no Jiu-Jitsu, mas como ser humano. Aprendi no tatame inúmeros valores que levo para a vida e aplico no meu dia a dia. O projeto do nosso time aqui começou há 8 anos e tem sido uma experiência incrível. Transformar pessoas através do esporte é um privilégio, mas também uma grande responsabilidade", disse Claudio, que continuou:
"Hoje contamos com 140 atletas e uma vertente muito forte para competição. Tenho a certeza que estamos construindo um caminho para muitos atletas viverem do esporte. Já temos nomes que despontam no cenário nacional e internacional, e desde que eu cheguei em Portugal, há 12 anos, a evolução foi exponencial, com cada vez mais profissionais excelentes e dedicados".
Claudio Sturge é mais um entusiasta do Europeu da ISBJJA, e comentou a respeito da notícia do campeonato: "Ela veio em muito boa hora, pois precisamos de mais competições desse porte aqui. A saída do Europeu da IBJJF de Portugal deixou um buraco de eventos de renome por aqui, e é certo que a ISBJJA vem suprir essa demanda. Tenho a certeza que será um grande evento. O esforço da organização em mostrar o comprometimento com a qualidade do evento impressiona, e espero que façam muitos outros aqui. Vamos buscar essas medalhas para a nossa equipe", encerrou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.