Jiri Prochazka e Alex Poatan vão disputar o cinturão meio-pesado (Foto: Reprodução/UFC)

Neste fim de semana, o UFC completa 30 anos e traz para os fãs de MMA um evento especial neste sábado (11), a partir das 20h (horário de Brasília). O UFC 295, realizado no Madison Square Garden, em Nova York (EUA), terá como principal atração o brasileiro Alex Poatan (8v-2d), que vai atrás de seu segundo cinturão do UFC.

Ex-campeão peso-médio, Poatan disputa o cinturão na categoria de cima, o peso meio-pesado, contra o tcheco Jiri Prochazka (29v-3d-1e). Atual número 3 do peso meio-pesado, Alex estreou na divisão neste ano, com uma vitória por decisão dividida em julho sobre o ex-campeão Jan Blachowicz, e em sua segunda luta na divisão, terá a oportunidade de lutar pelo título.

Ascensões meteóricas não são novidade para Alex Poatan. Seu primeiro cinturão no UFC foi conquistado em sua quarta luta no Ultimate e apenas na oitava luta na carreira profissional no MMA. Cinturões em divisões diferentes também não são novidade: no Kickboxing, modalidade em que ele conseguiu um recorde de 33 vitórias e apenas 7 derrotas (21 dessas vitórias por nocaute), Alex foi campeão simultaneamente da divisão peso-médio e peso meio-pesado.

Pupilo do ex-campeão da divisão, Glover Teixeira, Alex Poatan terá pela frente no UFC 295 o perigoso Jiri Prochazka, atleta que destronou Glover no ano passado. Jiri vem em uma sequência impressionante de 13 vitórias consecutivas – ele não perde desde 2015. Prochazka retorna após mais de um ano afastado depois de uma lesão e busca retomar o título que deixou vago.

A expectativa é de uma luta movimentada no UFC 295. Em entrevista exclusiva para o UFC Fight Pass, o presidente do UFC, Dana White, disse esperar que o duelo pelo cinturão meio-pesado seja a "Luta da Noite": “Essa vai ser uma luta espetacular. É impossível que essa luta não seja fora de série. Eu já vou me arriscar e dizer que os dois vão levar os 50 mil dólares pelo bônus de luta ou performance da noite. Eu poderia muito bem preencher os cheques agora”, afirmou Dana White.

Título interino dos pesados em jogo no co-main event

Na segunda luta mais aguardada da noite no UFC 295, Sergei Pavlovich (18v-1d) e Tom Aspinall (13v-3d) se enfrentam pelo cinturão interino do peso-pesado. O cinturão linear da divisão iria ser disputado no evento, com uma luta entre Jon Jones e o ex-campeão Stipe Miocic, mas a disputa foi cancelada após Jones sofrer uma lesão no tendão do peitoral. Pavlovich e Aspinall aceitaram, então, com menos de 20 dias de antecedência, a luta valendo o cinturão interino da divisão.

Sergei Pavlovich e Tom Aspinall são dois dos pesos-pesados mais temidos da atualidade, com 27 vitórias no primeiro round somadas entre eles. Pavlovich chega embalado por seis triunfos consecutivos, todos por nocaute no round inicial. Suas vitórias mais recentes foram sobre Derrick Lewis (que enfrentou Jailton Malhadinho na última semana, no UFC São Paulo), Tai Tuivasa e Curtis Blaydes. Aspinall, por sua vez, retornou de uma grave lesão no joelho, em julho de 2022, com triunfo sobre Marcin Tybura.
Pavlovich e Tom Aspinall vão medir forças na disputa pelo título interino dos pesados -  (Foto: Reprodução/UFC)
Pavlovich e Tom Aspinall vão medir forças na disputa pelo título interino dos pesados (Foto: Reprodução/UFC)

Duelo entre brasileiras no peso-palha feminino

O peso-palha feminino verá um duelo verde-e-amarelo neste sábado, no UFC 295. A ex-campeã e atual número 5 da divisão, Jessica Bate-Estaca (24v-12d), enfrenta a número 7 do ranking, Mackenzie Dern (13v-3d). Primeira mulher brasileira a lutar no UFC, Jessica faz sua quinta luta em 2023, busca reencontrar o caminho das vitórias no UFC e manter vivo o sonho de mais uma vez disputar o cinturão.

Mesmo sonho alimentado pela multicampeã mundial de Jiu-Jitsu e filha do renomado faixa-preta na modalidade Wellington Megaton Dias. Mackenzie Dern chega para o duelo embalada por uma vitória sobre a experiente Angela Hill em maio, que lhe rendeu o bônus de Luta da Noite.

Outros três brasileiros em ação no UFC 295

O UFC 295, no lendário Madison Square Garden, contará ainda com a participação de mais três brasileiros. Abrindo o card principal do evento, o favorito dos fãs, Diego Lopes (22v-6d) enfrenta Pat Sabatini (18v-4d). Treinador de Jiu-Jitsu da campeã peso-mosca do UFC, Alexa Grasso, Diego chegou ao UFC este ano e busca manter o embalo de sua vitória por finalização no primeiro round, em agosto. Ele medirá forças com outra estrela em ascensão do peso-pena, Sabatini, que também vem de vitória por finalização.

Fechando o card preliminar, o companheiro de equipe de Diego Lopes, Alessandro Costa (13v-3d), busca sua segunda vitória no UFC contra Steve Erceg (10v-1d). Alessandro aceitou a luta com duas semanas de antecedência. Ele terá pela frente Erceg, que está em uma sequencia de nove vitórias consecutivas.

Completando o time brasileiro em ação neste sábado, no UFC 295, a número 10 do ranking peso-palha, Tabatha Ricci (9v-1d), enfrenta a número 13, Loopy Godinez (11v-3d). A “Baby Shark” tem quatro vitórias consecutivas no UFC e espera estender essa sequencia contra a parceira de treinos de Alexa Grasso, que tem acumuladas três vitórias consecutivas. A luta pode movimentar o ranking da divisão, comandada pela chinesa Weili Zhang.

CARD COMPLETO:

UFC 295
Madison Square Garden, em Nova York (EUA)
Sábado, 11 de novembro de 2023

Card principal (00h, horário de Brasília)
Cinturão peso meio-pesado: Jiri Prochazka x Alex Poatan
Cinturão Interino peso-pesado: Sergei Pavlovich x Tom Aspinall
Peso-palha: Jessica Bate-Estaca x Mackenzie Dern
Peso-leve: Matt Frevola x Benoit Saint Denis
Peso-pena: Diego Lopes x Pat Sabatini

Card preliminar (20h, horário de Brasília)
Peso-mosca: Steve Erceg x Alessandro Costa
Peso-palha: Tabatha Ricci x Loopy Godinez
Peso-leve: Mateusz Rebecki x Roosevelt Roberts
Peso-leve: Nazim Sadykhov x Viacheslav Borshchev
Peso-leve: Jared Gordon x Mark O. Madsen
Peso-casado: John Castaneda x Kyung Ho Kang
Peso-mosca: Joshua Van x Kevin Borjas
Peso-pena: Dennis Buzukja x Jamall Emmers