Pantoja não descarta um duelo pelo cinturão contra Kyoji Horiguchi, que é seu parceiro de treinos e foi contratado pelo UFC(Foto: Reprodução)
Pantoja fala sobre possibilidade de disputar cinturão contra parceiro de treino no UFC; veja
Pantoja não descarta um duelo pelo cinturão contra Kyoji Horiguchi, que é seu parceiro de treinos e foi contratado pelo UFC
Dono do cinturão peso-mosca do UFC, Alexandre Pantoja ainda não tem nova luta marcada dentro da organização, mas um novo desafiante pode estar surgindo dentro da divisão e se trata de um velho conhecido do brasileiro. Isso porque, nos últimos dias, foi confirmado que o Ultimate acertou a contratação de Kyoji Horiguchi, ex-campeão do RIZIN Fighting Federation e também do Bellator.
O atleta japonês, que também atua na divisão peso-mosca, é parceiro de treinos de Alexandre Pantoja na American Top Team e, além disso, um é o principal sparring do outro dentro da equipe. Diante disso, ambos podem protagonizar uma situação inusitada e, até onde se sabe, inédita. Isso porque, em caso de confronto no UFC, existe a possibilidade deles continuarem treinando juntos na ATT.
Em entrevista recente ao canal do “Sexto Round” no YouTube, Alexandre Pantoja falou com naturalidade sobre a possibilidade de defender seu cinturão peso-mosca contra Kyoji Horiguchi no UFC e fez elogios ao experiente atleta japonês, a quem ele definiu como um dos lutadores mais técnicos da American Top Team.
“Eu falei com o Kyoji sobre isso, da gente fazer essa luta, e realmente só faz sentido se a gente for lutar pelo cinturão. O Kyoji é um moleque muito ‘sangue bom’, sabe? Ele tem toda aquela filosofia japonesa, mas a gente já ‘estragou’ ele com o nosso estilo brasileiro de ser (risos). Ele zoa pra caramba e você nem acha que ele é japonês. Zoa pra caramba, fala palavrão. Ele é um moleque maneiro, que me ajuda muito”, disse o brasileiro, que seguiu:
“O nível dele é bizarro, o nível técnico dele é muito sinistro. Eu tenho que estar muito bem treinado para treinar com ele, porque senão ele vem com tudo. Ele é um dos caras mais habilidosos da academia, mais técnicos da academia e eu tenho certeza que ele vai fazer um ‘estrago’ aí na divisão. Seria uma coisa muito divertida (enfrentá-lo). Eu espero, sinceramente, poder ter forças para continuar com esse cinturão e esperar o Kyoji, sabe. Seria lindo para a minha carreira, para a dele, seria uma coisa muito gostosa de viver, realmente”, finalizou.
Aos 34 anos, Alexandre Pantoja conquistou o cinturão peso-mosca em julho de 2023, quando derrotou Brandon Moreno no UFC 290 e, desde então, já defendeu com sucesso seu título em três oportunidades, superando Brandon Royval, Steve Erceg e Kai Asakura, respectivamente.
Kyoji Horiguchi contabiliza 34 vitórias e apenas cinco derrotas em seu cartel no MMA. Sua primeira passagem pelo UFC aconteceu entre 2013 e 2016, e em seu período na organização, o japonês venceu sete das oito lutas realizadas. Seu único revés aconteceu em disputa de cinturão contra Demetrious Johnson, que é considerado por muitos o melhor peso-mosca da história do MMA.
Depois da sua passagem pelo UFC, Kyoji Horiguchi chegou a competir pelo Bellator, que foi extinto recentemente e chegou a fazer uma parceria com o RIZIN Fighting Federation. Dessa forma, o atleta japonês chegou a ser campeão peso-galo do Bellator em 2019, mas optou por abdicar do título meses depois, após sofrer uma grave lesão. Pelo RIZIN, como já citado, Horiguchi, além de campeão peso-mosca, também conquistou o título dos galos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.