Jon Jones é considerado um dos maiores da história do MMA(Foto: Reprodução/UFC)

A longa indefinição em torno da unificação do cinturão peso-pesado do UFC entre Jon Jones e Tom Aspinall tem gerado crescente insatisfação na comunidade do MMA. E a frustração chegou a um novo patamar: fãs da modalidade lançaram uma petição online pedindo que o UFC retire o título linear das mãos de "Bones".

O movimento surge em meio à falta de perspectivas concretas para o aguardado confronto entre o campeão linear, Jon Jones, e o campeão interino, Tom Aspinall. A petição já acumula mais de 140 mil assinaturas, refletindo o desgaste da imagem de Jones perante parte dos fãs – que o veem como o principal obstáculo para a unificação dos cinturões.

“Jon Jones possui agora o maior reinado de um campeão na história do peso-pesado do UFC, e só lutou duas vezes neste período. Existe um campeão interino claro, Tom Aspinall, que já defendeu seu cinturão interino. Aspinall está pronto para enfrentar Jones. Jones se recusa a enfrentá-lo. Portanto, nós, como fãs, devemos deixar Dana White saber: é hora de retirar o título peso-pesado de Jon Jones. Ele claramente não tem intenções de lutar tão cedo”, afirma o abaixo-assinado.

Jon Jones, ex-campeão dos meio-pesados e atual dono do cinturão linear dos pesados, não luta desde novembro do ano passado, quando derrotou Stipe Miocic o UFC 309. Em 2023, "Bones" sofreu uma grave lesão no ombro e, como consequência, o UFC criou um título interino que foi conquistado por Tom Aspinall em novembro daquele ano.

Desde então, a unificação passou a ser alvo de especulações. No entanto, com a recuperação de Jones, o UFC optou por escalá-lo contra Stipe Miocic – em uma luta que ocorreu em novembro de 2024 e terminou com vitória dominante de Jones. Ainda assim, o duelo contra Aspinall segue travado, alimentando rumores de que o norte-americano não tem interesse em enfrentar o britânico.