Ricardo Braga brilhou com ouro duplo no Estadual da FJJD-Rio (Foto: Antunes Clicks)

Faixa-preta de Jiu-Jitsu, multicampeão e também líder da equipe Jesus ao Extremo, Ricardo Braga é um dos grandes nomes da classe master e vem fazendo bonito no Circuito Mineirinho de Jiu-Jitsu 2025 - organizado pela CBJJD.

Lutando todas as etapas desde o início do ano, o casca-grossa venceu peso e absoluto sempre, inclusive no recente Estadual da FJJD-Rio, e atualmente lidera o ranking master do Circuito. Ao fim da temporada, vale lembrar, o campeão receberá uma passagem para competir pela ISBJJA em Portugal, em 2026.

Animado com a boa fase, Ricardo Braga comentou sobre sua expectativa para vencer o ranking, além do segredo para seguir competindo em alto nível, com títulos dentro e fora do Brasil.

"Eu treino muito duro todos os dias, sou um competidor nato, tenho essa gana, é o que me move. Quando faço a minha inscrição em um campeonato eu treino melhor, tenho mais disposição para fazer preparação física e sirvo de espelho para a galera da minha equipe. Estou sempre treinando, então a competição nada mais é do que um treino de luxo", analisou o faixa-preta, que completou:

"Quero muito ganhar essa passagem internacional, poder lutar em Portugal no ano que vem, então estou focado. Venho vencendo peso e absoluto em várias etapas, tem um cara aí na minha cola (risos), mas sigo na briga. (....) Hoje vemos muitas competições com inscrição cara e que não te dão nada, então quando você tem algo como o Circuito Mineirinho, com premiação em dinheiro no absoluto e um ranking que te dá a chance de lutar no exterior, isso anima demais e é importante para o atleta".

Para seguir no topo e faturar a passagem, porém, Ricardo Braga sabe que não terá vida fácil. Com a classe master cada vez mais forte - e em evidência -, o casca-grossa analisou os desafios que vai ter pela frente:

"O master está cada vez mais difícil. Quem acha que vai encontrar moleza, tem que lembrar que essa galera já foi adulto, disputou diversas competições e não chegou ali atoa. Tem muita categoria do master mais dura que adulto, e no Circuito Mineirinho, com essas premiações, a vida fica ainda mais difícil. Por outro lado, também é o que te dá uma motivação a mais para seguir lutando e vencendo", encerrou Ricardo Braga.

Com cinco etapas do Circuito Mineirinho de Jiu-Jitsu 2025 já realizadas até agora, a CBJJD se prepara a sexta nos dias 23 e 24 de agosto, quando o Velódromo, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca-RJ, vai ser palco do Rio Winter National Open e do Brasileiro Master. Ambos os eventos têm inscrições abertas no site www.cbjjd.com.br e valem pontos importantes no ranking.