Rafael Carino celebrou oportunidade de compartilhar sua trajetória e conhecimento (Foto @elevatyesportes)
Carino foi um dos convidados para participar do projeto Ciclo de Palestras organizado pela Faetec Quintino, no Rio de Janeiro, sobre prevenção e tratamento da dependência química através do esporte.
O tema da palestra - que durou cerca de 2h - foi "A luta pela vida: esporte e cultura contra a dependência química", e ao lado do terapeuta Mauro Motta, seu parceiro, Rafael Carino celebrou o resultado:
"Foi a primeira palestra para esse grupo de jovens entre 12 e 17 anos, com pensamentos diferentes, então a gente conseguir conectar o pensamento deles e falar sobre dependência química, prevenção e tratamento através das artes marciais foi algo ímpar na minha carreira, mais uma conquista", disse o faixa-preta da Nova União, que completou:
"Tivemos casa cheia e muitas perguntas dos jovens, que se envolveram, participaram e até viram a minha luta no UFC. Ajudar eles não trem preço e só quero agradecer a todos os envolvidos que acreditaram na nossa proposta".
De acordo com Rafael Carino, a participação dos jovens foi o ponto alto da palestra, com questionamentos importantes e embasados.
"Receber esse convite, o certificado da direção (da Faetec), isso mostra que estamos no caminho certo. É um projeto grande, que veio para ficar e quem sabe ampliarmos. Os jovens foram muito participativos e todo ser humano precisa de informação, saber que a droga é uma doença e tem tratamento", afirmou Carino, antes de encerrar:
"Agradeço de coração ao deputado Anderson Moraes, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação; ao Alexandre Valle Cardoso, presidente da Faetec; ao Fabrício Repsold, vice-presidente da instituição; e ao Wallace Morgado, coordenador geral do projeto + Esporte e Saúde, além de Breno Onerb e Marcos Castro pelo apoio e incentivo nessa causa tão importante".

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.