Gabi Pessanha derrotou Tayane Porfírio na final do The Crown e levou a coroa para casa(Foto: Divulgação/BJJ Cria)
Estrela do Jiu-Jitsu, Gabi Pessanha volta a dar show e fatura tricampeonato no 'The Crown'
Além do tricampeonato do The Crown nesta temporada, Gabi alcançou seu décimo título mundial na soma geral
Gabi Pessanha segue ampliando seu domínio no Jiu-Jitsu mundial. A faixa-preta da Infight/MD conquistou o tricampeonato do The Crown, torneio da IBJJF que reúne a elite do esporte, ao vencer Tayane Porfírio na final do GP dos pesados, na noite de domingo (23), na Califórnia (EUA). O embate colocou frente a frente duas das maiores rivais da atualidade e entregou mais um capítulo intenso dessa disputa.
A luta começou com Gabi puxando para a guarda e avançando com paciência até garantir os primeiros dois pontos. Na transição, foi avançando o seu jogo, obrigando Tayane a virar e expondo as costas. A carioca aproveitou o movimento, progrediu para a montada pelas costas e abriu 6 a 0. A adversária conseguiu escapar em um momento tenso e ainda tentou reagir por cima, mas Pessanha encaixou um triângulo e manteve o controle da situação para garantir o tricampeonato do torneio.
Este foi o décimo encontro entre as atletas, agora com oito vitórias para Gabi. O resultado também marca a revanche sobre Tayane, que em maio havia surpreendido ao vencer a final do Brasileiro e quebrar uma invencibilidade de quatro anos da campeã.
Para chegar à final, Gabi finalizou Anabel Lopez e Maria Alencar, confirmando a temporada dominante que construiu em 2025. Oriunda da Cidade de Deus, ela acumulou ouro duplo no Mundial, Pan e Europeu, além do título no absoluto do Brasileiro, consolidando um ano quase perfeito nos tatames pelo mundo.
Além do tricampeonato do The Crown nesta temporada, Gabi alcançou seu décimo título mundial na soma geral e igualou nomes lendários como Roger Gracie, Bruno Malfacine e Bia Mesquita. A campeã segue firme na perseguição ao recorde histórico de Marcus Buchecha, dono de 13 títulos, e se aproxima de se tornar a maior vencedora do Jiu-Jitsu entre homens e mulheres.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.