Teddy Riner e Marie-José Pérec acenderam a pira olímpicaAFP

França - O mistério durou até o último minuto, mas, enfim, foi revelado. Coube à ex-velocista Marie-José Pérec e ao judoca Teddy Riner, dois dos maiores nomes da história do esporte na França, acenderem a pira olímpica nos Jogos de Paris, que tiveram sua cerimônia de abertura nesta sexta-feira (26), explorando os cartões postais da cidade.
Tanto Pérec quanto Riner são donos de três ouros olímpicos. A ex-atleta de 56 anos é considerada uma lenda do atletismo e foi campeã nos 400 metros rasos em Barcelona-1992 e Atlanta-1996. Nos Estados Unidos, também ficou com o título nos 200 metros. Ela ainda coleciona um bicampeonato mundial nos 400 metros, em 1991 e 1995.
Natural da ilha de Guadalupe, no Caribe, Pérec passou a morar em Paris aos 16 anos, onde se destacou pela velocidade e passou a se dedicar ao atletismo. A primeira experiência olímpica foi em Seul, em 1988.
Diferentemente de sua parceira no acendimento da pira, Teddy Riner ainda está em atividade. Ouro em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, o histórico judoca de 35 anos buscará o tetracampeonato lutando em casa.
Além de multicampeão olímpico, Riner possui resultados expressivos em mundiais de judô. Foram 11 títulos, que fizeram dele um dos maiores nomes de seu esporte.