Maurício Barbieri, técnico do Vasco, em ação no clássico contra o FlamengoDaniel Ramalho/Vasco

Rio - O Vasco se despediu o Campeonato Carioca na noite deste sábado (18) após a derrota por 3 a 1 para o Flamengo, no Maracanã, pela semifinal. Em entrevista coletiva, o técnico Maurício Barbieri reservou grande espaço analisar momentos diferentes do Gigante da Colina neste início de temporada.
"Acho que tem dois recortes que a gente pode fazer. Um é o do curto prazo, com uma segunda eliminação muito rápida, mas acho que, em relação ao que aconteceu na quinta-feira (eliminação para o ABC na Copa do Brasil), o grupo deu uma resposta fantástica, em ralação a jogar, buscar o jogo, a ser melhor que o adversário em muitos momentos. Até tomarmos o segundo gol, o domínio total era nosso", iniciou.
Com o jogo empatado, o Vasco foi superior na segunda etapa e conseguiu sufocar o Flamengo, chegando perto da virada, que daria a classificação para a final. Barbieri analisou como sua equipe precisou se expor para buscar o resultado, mas reclamou da atuação da arbitragem nos dois gols sofridos na reta final.
"Eles são letais e o empate não servia para nós. Inevitavelmente, em algum momento, a gente precisaria se expor. Eu vou me adiantar, e acho que, no segundo gol, foi falta no Rodrigo, e no terceiro gol ele não adotou o mesmo critério. Teve um lance quase idêntico, no mesmo local do campo, no primeiro tempo, em que a gente bateu rápido e ele pediu para voltar", reclamou.
Em meio à construção do elenco, o Cruzmaltino conseguiu, mesmo após alguns tropeços, arrancar e conquistar a vaga na última rodada da Taça Guanabara, terminando com a segunda melhor campanha geral. Para Maurício Barbieri, o saldo do Campeonato Carioca é positivo.
"Desde o início do trabalho, a gente sempre frisou que o nosso caminho seria complicado. Acho que, olhando para o campeonato, dentro de tudo que nós enfrentamos, acho que fizemos mais coisas positivas do que negativas. Tivemos uma viagem para os Estados Unidos, deixamos um grupo alternativo para dois jogos, fizemos dois clássicos sem poder contar com muitos jogadores... Com tudo isso, sempre demos uma resposta positiva. Conseguimos classificar e fazer bons jogos contra o Flamengo", destacou.
Agora, sem mais datas, o Vasco terá longo período de preparação visando a estreia no Campeonato Brasileiro, prevista para o dia 15/4, contra o Atlético-MG.