Nene comemora na partida entre Vasco da Gama e Nautico no Estadio de Sao Januario em 16 de setembro de 2022. Foto: Daniel RAMALHO/VASCODaniel RAMALHO/VASCO

Na última segunda-feira, 10, o Vasco oficializou a saída de Nenê. Em comum acordo, o Cruz-Maltino liberou o meio-campista, que tinha contrato apenas até o fim deste mês.
Ele estará livre para buscar um novo clube, mas retornará Gigante da Colina em 2024, quando iniciará seu pós-carreira, numa nova função. A saída é um "até logo" para o ídolo mais recente da história do clube e um dos protagonistas da reconstrução do Vasco.  
Nenê chegou ao Cruz-Maltino pela primeira vez em agosto de 2015. Na época, de acordo com dados do site "ogol", ele marcou nove gols nas 20 partidas que disputou no Brasileirão. Entretanto, apesar dos bons números, não livrou o time do rebaixamento.   
Na temporada 2016, Nenê foi essencial para ajudar o Vasco a retornar à elite do futebol brasileiro. Naquela Série B, marcou 13 gols e distribuiu nove assistências em 31 jogos. Além disso, também conquistou os títulos da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca (invicto).   
No ano seguinte, conquistou a Taça Rio e ainda ajudou o Gigante da Colina a se classificar para a Libertadores. Em 31 jogos no Campeonato Brasileiro, fez cinco gols e deu cinco assistências.  
Nenê  - Daniel Ramalho/C.R. Vasco da Gama
Nenê Daniel Ramalho/C.R. Vasco da Gama
Em 2018, Nenê fez apenas dois jogos e se transferiu para o São Paulo. O meio-campista ainda teve passagem pelo Fluminense, até voltar ao Vasco durante a Série B de 2021.
Naquela época, ele deu um ânimo no time, fez o Cruz-Maltino jogar melhor e ainda participou diretamente de sete gols nas 14 partidas que disputou. A situação, contudo, era difícil, e o Gigante da Colina permaneceu na segunda divisão.
Na temporada 2022, ele foi fundamental e decisivo. Apesar das críticas e da desconfiança de parte da torcida, Nenê participou diretamente de 14 tentos do time na Série B do Brasileirão e, na última rodada, marcou o gol que garantiu ao Vasco a vaga na Série A do Brasileirão.
De volta à elite, o Cruz-Maltino já começou o processo de reestruturação, com o aporte da 777 Partners, empresa estadunidense que comprou 70% da SAF vascaína. Nenê, portanto, não só ajudou o Vasco a se reerguer como também foi essencial para colocar o Gigante da Colina em posição de voltar a almejar grandes conquistas no futuro.