Bandeira do Vasco em São JanuárioFoto: Leandro Amorim/Vasco.com.br

Rio - O Vasco anunciou que acontecerá um evento teste no jogo contra o Coritiba, na próxima quinta-feira, para a implementação do reconhecimento facial nas catracas de acesso em São Januário. Vale lembrar que esta é uma medida prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com as autoridades públicas, que garantiu a liberação da presença de público no estádio. O local, aliás, passa a ser o pioneiro do uso de tal tecnologia no Rio de Janeiro.
Os primeiros a participar da implementação do reconhecimento facial serão idosos, pessoas com deficiência e crianças de até 12 anos. De acordo com o Vasco, os procedimentos pra retirar as gratuidades e acessar São Januário serão os habitualmente adotados, com a inclusão da etapa de cadastramento facial. As gratuidades, ainda conforme o clube, serão destinadas às arquibancadas do estádio.
Em tempo: Vasco e Coritiba medirão forças na quinta-feira, às 19h. A partida, que marcará o retorno dos torcedores a São Januário, é válida pela 24ª rodada do Brasileirão. 
VEJA MAIS INFORMAÇÕES DIVULGADAS PELO VASCO
Retirada as gratuidades: As gratuidades poderão ser retiradas a partir desta terça-feira (19), das 10 até 17 horas, exclusivamente na Bilheteria 11 de São Januário. Nos dias de jogos, caso ainda haja disponibilidade, a retirada poderá ser feita apenas na Bilheteria 21. Os torcedores devem apresentar o documento de identidade com foto e a comprovação do direito à gratuidade, conforme descrito no Informativo do Jogo. O Vasco, após confirmar o direito à gratuidade, realizará o cadastramento facial, que consiste em uma foto do rosto do torcedor.
Acesso ao estádio: No dia do jogo, a entrada dos torcedores com direito à gratuidade, cadastrados e não cadastrados, será mantida pelo Portão 8. Os torcedores não cadastrados deverão seguir o procedimento habitual, apresentando o ingresso físico e documento de identidade. Já os torcedores cadastrados devem apenas indicar, no bolsão de acesso, que realizaram o cadastramento e se dirigir às catracas para a identificação facial.

A tecnologia de reconhecimento facial só poderá ser feita de forma única e exclusiva pela pessoa portadora da gratuidade, que é pessoal, intrasferível e não dá direito a acompanhante, exceto em casos de PCD (com laudo que indique a necessidade de acompanhante ou quando houver previsão legal).

Caso o portador da gratuidade não seja o mesmo que realizou o cadastro facial, o acesso será negado, além de o Vasco recolher o bilhete e bloquear o CPF do titular da gratuidade, em razão da tentativa de fraude.

O Vasco recomenda que os torcedores acessem o estádio com antecedência.

Quem realizará o cadastro para reconhecimento facial?

Nesta primeira etapa, torcedores com direito à gratuidade, que forem selecionados pelo Vasco. Nas demais partidas, o Vasco ampliará o cadastramento, progressivamente.

Caso eu não faça o cadastramento, o que preciso levar para acessar o estádio?

Apresentar a gratuidade, que deve ser retirada na Bilheteria 21 de São Januário, conforme informações divulgadas pelo Vasco, e o documento de identidade com foto.

Caso eu faça o cadastramento, como acessarei o estádio?

As pessoas que realizarem o cadastramento facial não receberão ingresso físico, sendo enviada a confirmação de reserva da gratuidade para o e-mail indicado pela pessoa no ato do cadastro. No dia do jogo, os torcedores cadastrados devem se dirigir ao Portão 8, onde serão encaminhados para as catracas de acesso e realização do reconhecimento facial.