Vasco só venceu com torcida em São Januário uma vez neste BrasileirãoLeandro Amorim/Vasco

A torcida do Vasco deu o recado no empate em 0 a 0 com o São Paulo ao cantar que "obrigação é ganhar no Caldeirão". O protesto faz todo o sentido diante do desempenho vascaíno em São Januário, com apenas uma vitória e um jogo marcando gols em seu estádio com público, contra penúltimo colocado Coritiba.
Antes de São Januário ser interditado pela Justiça, o Vasco amargou três derrotas seguidas, todas por 1 a 0, para Cruzeiro, Santos e Goiás. Inclusive, a confusão generalizada que gerou a punição no STJD de quatro jogos e, posteriormente, do Ministério Público (MP-RJ) aconteceu após o terceiro jogo dessa sequência negativa, contra os goianos.
Antes da punição, o Vasco também atuou duas vezes no Maracanã: 2 a 2 com o Palmeiras e foi goleado por 4 a 1 pelo Flamengo.
Com seu estádio sem público, o Cruz-Maltino, enfim, venceu a primeira vez, no 1 a 0 sobre o Grêmio. Mas antes, havia perdido outras duas, para Cruzeiro (por 1 a 0) e Athletico-PR (2 a 0).
Nesse período, jogou e venceu no Maracanã (1 a 0 no Atlético-MG), no Luso-Brasileiro (1 a 0 no Cuiabá) e no Nilton Santos (4 a 2 no Fluminense). E somente no 5 a 1 sobre o Coritiba, justamente na partida de retorno da torcida a São Januário, o Vasco teve uma grande atuação.
Mas, contra o São Paulo, mais uma vez não balançou redes diante de seu torcedor. O que gerou o protesto por vitórias no Caldeirão, que está frio até o momento no Brasileirão. Mas é necessário reaquecê-lo contra o Fortaleza, no dia 18, e o Internacional, dia 28, para o time fugir do rebaixamento. No meio desses confrontos, ainda há o Flamengo, no Maracanã.