São JanuárioLeandro Amorim/ Vasco

Rio - O Vasco segue estreitando os laços com a Barreira após a interdição do estádio de São Januário entre junho e agosto. O clube abriu as portas do seu estádio nesta semana e cedeu a estrutura do Colégio Vasco da Gama, que é voltado para a educação dos jogadores da base, para ser sede de pré-vestibular de um projeto de educação popular, segundo informações do "Trivela".
O projeto teve inicio nesta semana e ficará ativo até o fim deste ano. A parceria é com a Rede Só Cria de Educação Popular e a Associação de Moradores da Barreira do Vasco. O projeto vai utilizar a estrutura do Colégio Vasco da Gama, na parte interna de São Januário, para dar aula intensiva para o ENEM, que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, e o vestibular da UERJ.
A Rede Só Cria já existe desde 2009 e, em 2021, abriu a sede na Barreira do Vasco, com o pré-vestibular comunitário. A expectativa é receber até 20 alunos nas aulas. As inscrições, que podem ser feitas através das redes do Só Cria, foram prorrogadas até o próximo dia 30 de outubro. Além dos adolescentes da Barreira e outras comunidades, o Vasco também quer incentivar os jogadores da base.
O Vasco fortaleceu os laços com a comunidade da Barreira após os ataques preconceituosos de um juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no processo que gerou a interdição de São Januário por mais de 60 dias. Durante o período de fechamento do estádio, comerciantes, ambulantes e outros trabalhadores da região sofreram prejuízo com uma baixa de até 60% da renda.