Léo Jardim, goleiro do VascoLeandro Amorim / Vasco

Se antes dos jogos de quarta-feira (29) o Vasco corria o risco de rebaixamento no domingo (3), em caso de tropeço, agora voltou a depender apenas de si para fugir do Z-4. E a situação mudou a ponto de, caso vença o Grêmio em Porto Alegre, poder se garantir na Série A do Brasileirão antes da última rodada.
Isso foi possível graças à derrota em casa do Bahia para o São Paulo, aos 52 minutos do segundo tempo. Até então, o Cruz-Maltino estava de volta à zona de rebaixamento, mas o gol de Caio Paulista recolocou os baianos no Z-4.
E assim, o Vasco passou a ter 32% de risco de queda, mas com a chance de se livrar caso vença o Grêmio, e o Bahia perca para o lanterna América-MG.
Se isso acontecer, o Cruz-Maltino abrirá quatro pontos de vantagem para o Z-4, com apenas mais uma rodada em disputa.

Outro cenário para o Vasco

Entretanto, a situação não é nem um pouco confortável. Apesar dessa chance de alívio, o time de Ramón Díaz também pode entrar na zona de rebaixamento e não depender de si na última rodada. Essa possibilidade acontecerá se:
- Perder para o Grêmio, e o Bahia pontuar;
- Empatar e o Bahia  vencer. Neste caso, o Vasco teria a mesma pontuação que o Santos (caso perca), mas ficaria atrás pelo critério de desempate do número de vitórias (9x10).
Ou seja, caso tropece em Porto Alegre, terá que torcer para o Bahia:
- Perder, caso o Vasco também perca;
- Perder ou empatar, caso o Vasco empate com o Grêmio.