Vegetti comemora gol de Coutinho no Nilton SantosMatheus Lima/Vasco

Rio - Após empatar o jogo de ida por 1 a 1 em São Januário, o Vasco decide a vaga na semifinal da Copa do Brasil diante do Botafogo, nesta quinta-feira (11), às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos. Além de precisar vencer o clássico para se classificar, o Cruz-Maltino precisará superar outro obstáculo: o retrospecto ruim na casa do rival.
Desde a inauguração do estádio em 2007, o Vasco já atuou 70 vezes no local. Ao todo, o retrospecto é de 26 vitórias, 17 empates e 27 derrotas, com um aproveitamento de 45%. Já em clássicos contra o Botafogo no Nilton Santos, o histórico é ainda pior: 10 vitórias, 6 empates e 13 derrotas, o que representa 41% de aproveitamento.
A última vitória do Vasco sobre o Botafogo no Nilton Santos aconteceu no Carioca de 2024, quando venceu por 4 a 2. Em janeiro de 2010, também aplicou a maior goleada do clássico no local: 6 a 0, com três gols de Dodô e os dois primeiros gols de Philippe Coutinho como profissional. Essa, inclusive, é a segunda maior goleada vascaína na história da rivalidade, atrás somente do 7 a 0 pelo Carioca de 2001.
Será o segundo jogo do Vasco na Copa do Brasil de 2025 no Nilton Santos. Na segunda fase, venceu o também carioca Nova Iguaçu por 3 a 0, com um gol do Rayan e dois de Philippe Coutinho. Agora, o Cruz-Maltino abraça essas lembranças positivas para escrever mais um capítulo vitorioso no estádio e avançar à semifinal da competição.