O Vasco apresentou a camisa 'Negritude'Dikran Sahagian | Vasco da Gama

Rio - O Vasco lançou, nesta sexta-feira (7), a camisa 'Negritude', em comemoração ao Novembro Negro, mês que marca um período de reflexão e luta contra o racismo. A peça foi desenvolvida em parceria com a Braziline.
O mês de novembro marca, em todo o Brasil, um período de reflexão e luta contra o racismo, em defesa da igualdade racial e da valorização da história, da cultura e da representatividade do povo preto. No Vasco da Gama, esse legado não é uma pauta recente, mas sim um compromisso que atravessa gerações.
Segundo o Cruz-Maltino, "o projeto resgata conquistas históricas, amplia debates contemporâneos e celebra a negritude dentro e fora dos gramados".
A camisa é predominantemente preta e conta com detalhes na cor dourada. Além disso, leva a tradicional cruz no centro. A peça não será utilizada em partidas oficiais.
A estética tem forte influência na tradição dos Tecidos Kente e dos Adinkras, símbolos visuais originários do povo Ashanti, de Gana, segundo o Cruz-Maltino.
"O Vasco tem uma trajetória que se confunde com a própria luta por igualdade no esporte e na sociedade. Cada iniciativa como essa reafirma o que somos: um clube que reconhece seu passado, valoriza sua história e se posiciona com coragem diante das causas que importam. A 'Negritude' é mais do que uma camisa, é um símbolo de respeito, orgulho e continuidade desse compromisso, disse o CEO da Vasco SAF, Carlos Amodeo.