A vacina bivalente contra covid-19 é de segunda geraçãoFabio Rodrigues-Pozzebom - Agência Brasil

Guapimirim – A vacina bivalente contra o coronavírus (Sars-CoV-2) foi liberada para pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades nem deficiências a partir desta terça-feira (25/4). O anúncio foi feito ontem (24) pelo Ministério da Saúde e é válido para todo os municípios brasileiros, incluindo Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A vacina bivalente é de segunda geração, composta pelas cepas original e da Ômicron do coronavírus, e fabricada pela Pfizer.
Para receber esse imunizante bivalente, é necessário que o paciente tenha recebido pelo menos duas doses iniciais ou uma terceira como reforço há mais de quatro meses de vacinas monovalentes dos laboratórios Coronavac, AstraZeneca, Janssen ou Pfizer. Quem está com o esquema vacinal atrasado também pode procurar os postos de saúde da região para atualizar a caderneta.
Com a extensão da campanha nacional de vacinação para toda a população adulta, o governo federal estima que 97 milhões de pessoas sejam imunizadas.
A edição de 2023 da campanha de vacinação contra o covid-19 teve início no último dia 27 de fevereiro, ao priorizar idosos com mais de 70 anos, populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas e pessoas com comorbidades e deficiências previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI).
Para se vacinar, será preciso apresentar um documento de identidade, o cartão de vacinação, um comprovante de residência e o Cartão do SUS.