Imunizante produzido pelo Butantan, em São Paulo, contra o vírus InfluenzaEquipe de Comunicação do Butantan

Guapimirim – A Secretaria Municipal de Saúde de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, divulgou um alerta nas redes sociais, nesta sexta-feira (26/5), sobre o aumento de casos de gripe provocados pelos vírus Influenza e instou a população a se vacinar, especialmente quem estiver nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde por questões de comorbidades e/ou categorias laborais.
“A síndrome gripal (SG) se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, estes podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito.
E a vacina é a melhor forma de se proteger contra a influenza. Então, se você faz parte do grupo prioritário da vacina não deixe de procurar uma unidade de vacinação mais próxima de sua residência”, informou a secretaria.
O aumento dos casos de gripe coincide com os dias mais frios e a chegada do inverno no mês de junho.
Em Guapimirim, a imunização ocorre de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 16h, em todos os postos da rede municipal de saúde. A campanha de vacinação contra a gripe, no Sistema Único de Saúde (SUS), se encerra na próxima quarta-feira (31).
Vale destacar que desde o último dia 15 de maio, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação contra Influenza para toda a população acima de seis meses de idade.