A vacina da gripe é produzida a partir das cepas que mais circulam no mundo a cada anoButantan - Divulgação

Guapimirim – A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina no próximo dia 31 de maio. Cidadãos de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e de outras partes do Brasil devem ficar atentos ao prazo.
Desde o último dia 15 de maio, a imunização foi ampliada, pelo Ministério da Saúde, para toda a população acima de seis meses de idade, independentemente de ter comorbidade, deficiência ou não.
“A campanha de vacinação avança, mas é necessário que mais pessoas se protejam. A imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril, ao menos 253 mortes em razão da doença foram confirmadas”, informou o Ministério da Saúde.
O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan, em São Paulo, a partir de vírus inativados, de acordo com as cepas sazonais e sob orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a dosagem de 2023, foram utilizadas duas cepas de Influenza A (H1N1 e H3N2) e uma do tipo B (linhagem Victoria). A meta é vacinar mais de 80 milhões de pessoas, de acordo com o órgão federal.