Montanhistas escalam o Escalavrado, em GuapimirimCarol Brenk - Imagem cedida ao DIA
Guapimirim marcará presença na abertura da Temporada de Montanhismo 2023, no Rio
Em 35 edições, será a primeira vez que Guapimirim participa do evento
Guapimirim – O município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, marcará presença na abertura da Temporada de Montanhismo 2023 – Rio nas Montanhas – que acontece das 7h às 21h desses sábado (20/5) e domingo (21), no Morro da Urca, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj).
A Secretaria Municipal de Turismo de Guapimirim, que é copatrocinadora do Rio nas Montanhas, terá uma tenda e reforçará o potencial turístico da cidade para atividades recreativas e esportivas. O evento chega a 35ª edição e é a primeira vez que vez que Guapimirim participa.
“O trabalho que a gente tem se empenhado a fazer nesses dois anos é, também, o de fortalecer a identidade da cidade e suas principais vocações, tanto para os moradores da cidade quanto para os turistas. Dessa forma, a mensagem sobre os encantos de Guapi vai se espalhando cada vez mais. Poder mostrar as belezas singulares da região através de seus conjuntos de montanhas ao lado do Rio, pra gente, torna tudo ainda mais significativo”, comentou o secretário Municipal de Turismo, Mário Seixas.
Durante o evento, Guapimirim apresentará o Elo Perdido e o Caminho das Rosas como duas novas opções de escaladas para os praticantes de esportes radicais. Nesse município estão: o Dedo de Deus – pico que é símbolo do montanhismo no Brasil –, o Escalavrado, a Pedra do Sino, a Cabeça de Peixe, o Garrafão, o Dedo de Nossa Senhora, os Portais de Hércules e a Agulha do Diabo. Todos esses locais situados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).
A presença de Guapimirim na Temporada de Montanhismo 2023 é mais uma etapa para reforçar a vocação turística dessa cidade. Em fevereiro deste ano, a prefeitura lançou uma plataforma e a marca turística ‘Guapi: o verde que faz bem’, em alusão ao fato de ser privilegiado pela natureza e com quase 80% de seu território em áreas de proteção e de conservação ambiental.
Os organizadores do Rio nas Montanhas esperam receber cerca de seis mil pessoas nos dois dias de atividades. Haverá oficinas e workshops sobre temas ligados ao esporte, cinema na praça, tenda de exposição fotográfica, muro de escalada infantil, shows, gincanas, distribuição de mudas de plantas, sorteio de brindes e uma praça de alimentação.
As gincanas vão ocorrer na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, na Urca, com direito a troféu, cuja entrega será feita no domingo (21) a partir das 17h30. Haverá escalada em velocidade, corrida de revezamento, cabo de guerra e guerra de nós.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.