Guapimirim – Os laços que unem o Brasil, na América do Sul, e Portugal, na Europa, são sanguíneos, históricos, culturais, linguísticos e diplomáticos. Atravessam os séculos e o Oceano Atlântico. E um pouco dos folclores e tradições brasileiras e lusitanas estará presente na primeira edição do ‘Guapi Festeja Viseu’, em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Serão três dias de festejos e de intercâmbio entre as culturas brasileira e portuguesa, com início já no fim da tarde desta sexta-feira (2/6) e término no próximo domingo (4).
O ‘Guapi Festeja Viseu’ acontecerá na Sede Campestre do Viseu, no bairro Parque Santo Antônio. O evento tem por intuito fortalecer as conexões culturais, turísticas e as singularidades entre Guapimirim, no Brasil, e Viseu, em Portugal, reunindo artistas de ambos os países, danças folclóricas, bebidas típicas, oficinas, exposição e artesanato. Além de uma praça de alimentação, haverá espaço para as crianças, dança de gafieira, quadrilha, show de fado e muito mais.
“A região da Serra Verde Imperial, produtora de cerveja artesanal, dialoga com a região do Dão, conhecida pela qualidade dos vinhos portugueses. A dança folclórica portuguesa fará par com o nosso famoso campeão na dança de salão. A clássica música instrumental brasileira, com nossos meninos do sopro, encantará o público juntamente com o fado. E, os sabores da culinária portuguesa terão um toque especial dos produtos da nossa agricultura local e familiar”, explicaram os organizadores do evento.
O ‘Guapi Festeja Viseu’ está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Guapimirim. Foi idealizado pelo jornalista Rafael Coelho e pelo publicitário Mário Seixas, que é o secretário de turismo dessa cidade. A entrada é gratuita.
“E o intercâmbio cultural já começou. Os artistas viseenses Rui Macário e Zé Mágico já estão em nossa cidade realizando uma oficina de arte que resultará numa exposição física, entre os dias 2 e 4 de junho, no ‘Guapi Festeja Viseu’, e uma edição virtual, por meio da Associação Projeto Patriònio/Memória Comum, na cidade portuguesa de Viseu”, continuaram os organizadores.
A ideia de se criar esse evento em território guapimiriense surgiu quando o secretário de Turismo de Guapimirim, Mário Seixas, esteve na 32ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) – principal feira de segmento turístico da referida nação europeia – ocorrida entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março de 2023. Na ocasião, ele visitou a Câmara Municipal de Viseu e firmou um termo de cooperação entre Guapimirim e Viseu para a promoção entre ambas as cidades com focos no turismo, na cultura, na educação, no meio ambiente e urbanismo.
A Sede Campestre da Casa Viseu, em Guapimirim, fica na Estrada da Cascata nº 624, no bairro Parque Santo Antônio. O clube fica no lado da pista sentido Rio da Rodovia Rio-Teresópolis (BR-116). O acesso se dá por condução própria (carro ou moto), táxi ou automóvel por serviço de aplicativo.
Veja a programação completa
* Dia 2/6 (sexta-feira) 17h – Abertura. Área infantil, artesanato, exposição e praça de alimentação 18h – Aula-show – Vinhos do Dão. 19h – Show de fado. 20h – Samba de gafieira / Fabiano Vivas e Kelly Reis.
* Dia 3/6 (sábado) 10h – Área infantil, artesanato, exposição e praça de Alimentação. 11h – Aula-show – Maria de Lourdes. 12h – Delícias de lá. 14h – Museu do Falso – visita guiada. 15h – Quadrilha junina infantil com Chico Bento e Rosinha. 20h – Dança folclórica portuguesa.
* Dia 4/6 (domingo) 10h – Área infantil, artesanato, exposição e praça de alimentação. 11h – Aula-show – João Adonis. 12h – Delícias de cá. 14h – Museu do Falso - visita guiada. 15h – Oficina artística. 18h – Zé Mágico. 19h – Quinteto Serrano.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.