Na sede Guapimirim do Parnaso está o Dedo de Deus, símbolo do montanhismo no BrasilFoto: Bruno Grosman - Imagem cedida ao DIA

Guapimirim – O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), no estado do Rio de Janeiro, abriu processo seletivo para a contratação temporária de agente ambiental 2023. Ao todo, são 32 vagas divididas entre as sedes Guapimirim, Petrópolis e Teresópolis. As inscrições devem ser feitas em datas específicas. Tiveram início no último dia 5 de junho – data que coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente – e se encerram na próxima quarta-feira (14/6).
Serão 24 vagas em monitoramento ambiental e patrimonial divididas entre as sedes Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim e mais oito vagas de fiscalização ambiental na sede Teresópolis.
As inscrições deverão ser feitas de forma presencial e exclusivamente das 9h às 12h ou das 14h às 17h da próxima quarta-feira (14) na sede Teresópolis do Parnaso, situada na Avenida Rotariana s/nº, no bairro Soberbo, em Teresópolis.
Segundo o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, “somente será aceita inscrição do candidato que apresentar no ato da inscrição toda a documentação relacionada”. A lista está no fim desta matéria.
Não há informações sobre o salário nem o período contratual. Para tirar dúvidas, é possível enviar mensagem para o e-mail ngiserrafluminense@icmbio.gov.br .
O DIA tentou acessar o site do referido parque para obter mais informações sobre o processo seletivo, mas dentro do portal, ao clicar numa área destinada à contratação dá erro.
O Parnaso é um parque ambiental federal, sendo administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é subordinado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Veja a documentação necessária
Para o processo seletivo, são requeridos os seguintes documentos:
* Carteira de identidade – original e cópia.
* CPF – original e cópia.
* Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C, D ou E – apenas para candidatos de vagas níveis I e II para fiscalização ambiental.
* Atestado médico emitido nos últimos 30 dias, comprovando que o candidato esteja apto a participar do processo seletivo e a realizar atividades físicas – original e cópia.
* Tipagem sanguínea e fator RH – original e cópia.
* Comprovante de residência – ex.: conta de água, luz, telefone etc. – ou declaração de residência assinada pelo candidato – original e cópia.
* Comprovante de escolaridade – original e cópia – ou declaração do próprio candidato afirmando saber ler e escrever.
* Certidão de antecedentes criminais da Polícia Civil local e da Polícia Federal.
* Certidões criminais das Justiças Estadual e Federal.
* Currículo comprovando experiência na função.