A restituição pode dar um alívio nas contas pendentesmarcojean20 - Pixabay - Uso gratuito

Guapimirim – Contribuintes pessoas físicas de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e de outras partes do Brasil que aguardam a restituição do imposto de renda pessoa física (IRPF) 2023 devem ficar atentos: a Receita Federal liberou a consulta ao segundo lote nesta sexta-feira (23/6).
Os créditos estarão disponíveis no próximo dia 30 de junho, conforme conta bancária indicada durante a entrega da declaração do imposto de renda.
Além de contribuintes com prioridades que não receberam no primeiro lote – depositado no dia 31 de maio –, porque enviaram suas declarações já no final do prazo de entrega, começaram a ser contemplados os que utilizaram como opção de restituição o CPF como chave pix ou a declaração pré-preenchida.
Ao todo, serão contemplados mais de 5,1 milhões de contribuintes, tais como: 130.088 idosos acima de 80 anos; 978.397 idosos entre 60 e 70 anos; 70.589 contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave; 468.889 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério; e outros 3.490.513 contribuintes que não fazem partes de grupos prioritários, mas que optaram pelo recebimento via pix ou a declaração pré-preenchida.
Caso o contribuinte esteja incluído no segundo lote, mas não receba a restituição no dia 30 de junho, poderá remarcar o pagamento no portal do Banco do Brasil, no endereço https://www.bb.com.br/site/setor-publico/federal/restituicao-de-imposto-de-renda/ ou entrar em contato com o banco pelos telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-729-0001 (outras localidades) ou 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Os créditos são programados sempre no último dia útil de cada mês, com consulta disponível uma semana antes. Veja as datas de pagamento próximos lotes de restituição:
* 3º lote: 31/7.
* 4º lote: 31/8.
* 5º lote e último lote: 29/9.
No caso de não ter sido contemplado nesse segundo lote, será preciso aguardar os próximos. Se até o quinto e último lote o contribuinte com direito a ser restituído não receber o devido crédito, deverá checar se não caiu na malha fina, ou seja, quando há inconsistência de informações. É quando há diferença entre o que o que contribuinte declara e o empregador, por exemplo.
Para acessar o site da Receita Federal e ver se foi contemplado nesse lote de restituição, clique aqui.
Caso esteja acessando pelo celular e a página apresente algum problema de configuração em que não apareça a opção de digitar o CPF, ajuste o navegador para modo visualização em computador.