Fachada da Prefeitura de Guapimirim em tons da campanha Agosto Lilás, de enfrentamento à violência contra a mulherFoto: Divulgação
Agosto Lilás: Guapimirim terá caminhada pelo fim da violência contra a mulher
Evento ocorrerá na próxima quinta-feira (17/8)
Guapimirim – O município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terá uma caminhada pelo Agosto Lilás – campanha pelo fim da violência contra a mulher que ocorre no mês de agosto – na manhã da próxima quinta-feira (17/8). O ponto de concentração será em frente à prefeitura, no bairro Cantagalo, a partir das 8h30.
A caminhada terá início às 9h, com destino à Praça da Emancipação, no Centro, passando pela Avenida Dedo de Deus, principal via da cidade. Os motoristas deverão ficar atentos a possíveis alterações no trânsito durante a realização do ato.
Embora seja uma cidade com apenas 51.696 habitantes – de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, Guapimirim registra elevados índices de delitos contra mulheres. De janeiro até o início de agosto de 2023, a 67ª DP (Guapimirim) contabilizou 126 denúncias de crimes cometidos contra mulheres, sendo 104 por violência doméstica e outros 22 por crimes sexuais, que incluem estupro, importunação, assédio e ato obsceno, por exemplo. Pelo menos 27 agressores já foram presos por conta disso.
No ano passado, a mesma delegacia registrou 247 denúncias de crimes cometidos contra mulheres. Foram efetuadas 42 prisões nesse período. Delitos contra mulheres também são violações de direitos humanos.
A referida caminhada é aberta ao público e está sendo organizada pela Prefeitura de Guapimirim, por meio de algumas secretarias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.