Fachada da 67ª DP, em GuapimirimFoto: Izaias França - O DIA - Arquivo

Guapimirim – Mais um homem foi preso preventivamente em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por descumprimento de medida protetiva, conforme previsto pelo Artigo 24-A da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). O acusado foi identificado pelas iniciais E. M. C., de 54 anos. A captura foi feita por policiais civis da 67ª DP (Guapimirim) nessa quarta-feira (27) em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pelo Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Guapimirim.
De acordo com as investigações, o réu agrediu sua então esposa em 23 de janeiro deste ano. A vítima, de 58 anos, cuja identidade será preservada, o denunciou. Na ocasião, foram expedidas medidas protetivas em favor dela, as quais foram descumpridas em duas ocasiões: em 13 de fevereiro e 20 de agosto deste ano.
Nessa segunda vez, o agressor invadiu a casa da ex-mulher e disse que não admitiria que ela colocasse outro homem no imóvel.
Ainda segundo o inquérito policial, nos últimos 10 anos, a vítima denunciou E. M. C. em sete ocasiões, nos anos de 2013, 2016, 2020 e 2023.
É fundamental que as vítimas denunciem seus algozes, pois somente desse modo é possível requerer medidas protetivas, inclusive a prisão dos agressores em caso de descumprimento de ordem judicial.