Foragido da justiça é identificado pelas câmeras de reconhecimento facial de Guapimirim e preso no último dia da ExpoGuapi 2025.Divulgação

Durante o último dia da ExpoGuapi 2025, realizada neste domingo em Guapimirim, um homem procurado pela Justiça foi identificado pelas câmeras de reconhecimento facial instaladas na cidade. O sistema integra o convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do programa 190 Integrado.

A ação demonstra a eficácia da tecnologia no combate à criminalidade e reforça a importância da integração entre as forças de segurança. A operação contou com o trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Civil Municipal, Programa Segurança Presente, 34º BPM, Polícia Rodoviária Federal e 67ª DP.

Segundo autoridades locais, a utilização das câmeras ampliou a capacidade de resposta e garantiu tranquilidade aos visitantes. O uso de inteligência artificial em eventos de grande porte já se consolida como ferramenta fundamental para a segurança pública no Rio de Janeiro.
"Nossos investimentos em segurança estão dando resultados. Nossa cidade é uma das mais seguras da Baixada Fluminense e queremos que seja a mais segura do estado. Estamos trabalhando para isso", disse a prefeita Marina Rocha.
A cidade conta com um moderno Centro de Monitoramento e diversas câmeras espalhadas por todo o município. O sistema também identifca as placas de automóveis, o que ajuda na identificação de veículos roubados. Ao fazer a leitura da placa, o sistema aciona imediatamente as autoridades policiais para abordagem.
Vídeo: Divulgação - Secretaria de Segurança de Guapimirim