Atividades que integram o comércio varejista registraram crescimento nas vendas em maio em relação a abrilFernando Frazão/Agência Brasil

Seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram crescimento nas vendas em maio em relação a abril, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido subiu 0,1%. Os segmentos de produtos farmacêuticos e de vestuário puxaram a alta, mas as perdas de móveis e eletrodomésticos e outros artigos de uso pessoal e doméstico derrubaram o resultado final.
Os avanços foram registrados em livros, jornais, revistas e papelaria (5,5%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,6%), Tecidos, vestuário e calçados (3,5%), Combustíveis e lubrificantes (2,1%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%).
Os recuos ficaram concentrados em outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%) e móveis e eletrodomésticos (-3,0%).
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, houve elevação de 0,2% em maio ante abril. O segmento de veículos, motos, partes e peças registrou queda de 0,2%, enquanto Material de construção caiu 1,1%.
Após um aumento de 0,1% no volume vendido em maio em comparação abril, o varejo passou a operar 2,3% abaixo do pico alcançado em outubro de 2020, dentro da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio, iniciada em 2000, informou o IBGE. Já o varejo ampliado, que subiu 0,2% em maio ante abril, está em nível 4,8% aquém do ápice registrado em agosto de 2012.
Média móvel
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve alta de 0,7% em maio. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou elevação de 0,2% em maio.
Revisões
O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em abril ante março, de uma alta de 0,9% para um avanço de 0,8%. No varejo ampliado, a taxa passou de elevação de 0,7% para alta de 0,5%.