Em uma iniciativa para aumentar a segurança da cidade, o local funcionará 24h por dia na Praça da Estação.Ludmila Lopes (RC24h)

Foi inaugurado nesta terça-feira (6), em Iguaba Grande, o Centro de Inteligência, Monitoramento e Segurança Sgt. Luiz Paulo Costa da Silva. Em uma iniciativa para aumentar a segurança da cidade, o local funcionará 24h por dia na Praça da Estação.
O novo centro de segurança será operado em conjunto com a Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Civil e está equipado com 12 monitores de 50 polegadas e seis computadores. Ao todo, 176 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade – 136 fixas, 10 câmeras faciais, 10 câmeras speed dome e 20 câmeras LPR com leitura de placas automotivas. O sistema também possui recursos de reconhecimento facial e leitura de placas, ajudando na identificação rápida de perpetradores de crimes.
“Essa inauguração é um passo importante na direção de reforçar a segurança de nossa cidade”, disse o prefeito Vantoil Martins. “A segurança é um dos principais pilares de uma sociedade, e não medimos esforços para trazer mais estrutura neste ponto. Esta Central de Monitoramento foi uma promessa de campanha e hoje estamos cumprindo.”
O Secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa, concordou com o prefeito, acrescentando que a nova iniciativa é crucial para garantir a segurança dos residentes da cidade e reduzir os índices de criminalidade. Costa, que também é policial militar, expressou seu entusiasmo ao ver o governo priorizando a segurança da cidade.
O centro de monitoramento foi nomeado em homenagem ao Sgt. Luiz Paulo Costa da Silva, conhecido como Nego do Bope, um policial militar que trabalhou na Região dos Lagos e faleceu em 2020. Costa da Silva, que sonhava em ser policial desde criança, dedicou grande parte de sua vida a servir a comunidade, uma contribuição que agora é reconhecida pelo novo centro de monitoramento.
“Esta homenagem é uma forma de agradecermos ao sargento, que era um ‘menino de Iguaba’, pelo bom combate, esforço e dedicação durante anos servindo a população”, concluiu Fábio Costa.